O PRESENTE ARTIGO ABORDA OS DESAFIOS E DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DA LEITURA NO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, APRESENTADO EM 2015 E QUE APRESENTA ESTA PROBLEMÁTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO EM QUE ANALISA A MANEIRA COMO A ESCOLA VEM ATUANDO, ASSIM ESTE ARTIGO BUSCA EXPLORAR A POSSIBILIDADE DE QUE O ESTUDANTE /JOVEM/LEITOR SEJA O CENTRO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE DEVEM ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA, DE FORMA A CONSIDERAR A RECEPÇÃO LITERÁRIA COMO UM FATOR PREPONDERANTE PARA ALCANÇAR ESTE INTENTO. PARA TANTO BUSCOU-SE OS APORTES TEÓRICOS DE FREIRE (1989), KLEIMAN (2012), MICHELETTI (2006), COSSON (2014) E OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA ESTE ESTUDO. COM ESTE TRABALHO, ESPERA-SE QUE PROFESSORES-PESQUISADORES POSSAM PERCEBER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM RELAÇÃO A RECEPTIVIDADE DAS OBRAS QUE SÃO OFERECIDAS AOS JOVENS E AS SUAS PREFERENCIAS LITERÁRIAS. JUSTIFICA-SE A NECESSIDADE DESTE ESTUDO MEDIANTE O INTERESSE CONTÍNUO NA TEMÁTICA.