OS ANOS PASSAM, AS TEORIAS PEDAG?GICAS MULTIPLICAM-SE, POR ISSO, A REALIDADE DA SALA DE AULA DEVE FAZER USO DAS LINGUAGENS DO MUNDO DIGITAL. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO ? REFLETIR A REALIDADE DOS ESTUDANTES QUE N?O CONSEGUEM ?XITO POR MEIO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, AINDA MOSTRAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA LINGUAGEM DIGITAL. A PESQUISA TEM A RELEV?NCIA DE JUSTIFICAR NOVAS PR?TICAS PEDAG?GICAS PELAS CIRCUNST?NCIAS DE IDENTIFICAR O POTENCIAL INTERATIVO E DIN?MICO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A DINAMICIDADE DA LINGUAGEM DIGITAL NA SALA DE AULA, NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DOS ESTUDANTES. COMO OBJETIVO ESPEC?FICOS, O ESTUDO BUSCA VALORIZAR AS LEITURAS DOS ALUNOS AS QUAIS S?O TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLA E FORA DELA, E PENSAR NA INCLUS?O DIGITAL. ISSO, SE DEVER A ATEN??O DADA AOS C?DIGOS CONVENCIONAIS PELOS ALUNOS (AS). PARA ISSO, FOI FEITO O USO DAS CONTRIBUI??ES TE?RICAS DE AUTORES QUE PESQUISAM E MOSTRAM A PRODUTIVIDADE DA LINGUAGEM DIGITAL, COMO: LOPES (2016), PACHECO (2018), BAGNO (2010), MORIN (2001), PERRENOUD (2000), ROSAS (2012) E OUTROS. A PARTIR DESSES E DA REALIDADE ENCONTRADA NA ESCOLA P?BLICA (A) SER? POSS?VEL MOSTRAR QUE A PR?TICA PEDAG?GICA (RE)SIGNIFICADA FORMAR? MELHORES CIDAD?OS.