O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMO SUBSÍDIO PARA ENTENDERMOS OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DOS ALUNOS. TRAÇAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DIAGNOSTICAR O CONHECIMENTO OU PERCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS ACERCA DE TEMÁTICAS ECOLÓGICAS; B) PLANEJAR E EXECUTAR UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE INTERVENÇÃO BASEADA NO PRINCÍPIO DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; C) IDENTIFICAR A PARTIR DE SUAS FALAS INDICADORES DE ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA, PARA ENTENDERMOS COMO SE DÁ O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A METODOLOGIA SEGUIU COM A ANÁLISE QUALITATIVA, A QUAL FOI UTILIZADA COMO ESTRATÉGIA O ESTUDO DE CASO, COM APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA/DIAGNÓSTICA, QUE POSSIBILITOU ESTIMULAR O DIÁLOGO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS. A ATIVIDADE ABORDOU O DERRAMAMENTO DE ÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE, DISCUTIMOS SOBRE CADEIA E TEIA ALIMENTAR, E ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, PROBLEMATIZAMOS QUESTÕES AMBIENTAIS. PARA EMBASAMENTO UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS OS PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES DE CIÊNCIAS NATURAIS (1997), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), SASSERON E CARVALHO (2011), CARLETTO E VIECHENESKI (1995), TRIVELATO E SILVA (2016), GODOY (1995), ENTRE OUTROS. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICAMOS QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ SENDO VIVENCIADA NA TURMA E QUE AS CRIANÇAS, AO ENTRAREM EM CONTATO COM ESSE CONHECIMENTO, ESTÃO AMPLIANDO SEUS SABERES E CONSTRUINDO UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO MUNDO A SUA VOLTA, PARA QUE POSSA TORNAR-SE UM CIDADÃO CRÍTICO E EMANCIPADO, CONTRIBUINDO COM A SOCIEDADE A QUAL FAZ PARTE.