ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA- PE. A ABORDAGEM FOI QUALITATIVA, POR MEIO DE UM ESTUDO DESCRITIVO. OS DADOS FORAM COLETADOS E ANALISADOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS (2) ESCOLAS PÚBLICAS E UMA (1) PRIVADA, EM TURMA DE 1º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM TRÊS (3) COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, SEIS (6) PROFESSORAS, DUAS (2) DE ESCOLA PARTICULAR E QUATRO (4) DA ESCOLA PÚBLICA E UMA (1) COORDENADORA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (NTE) DE PETROLINA-PE. AS INFORMAÇÕES REVELARAM QUE AS ESCOLAS UTILIZAM A TECNOLOGIA EM SUA METODOLOGIA, AFIRMANDO QUE É UM RECURSO POSITIVO PARA SER USADO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, MAS EXISTEM DESAFIOS NA SUA UTILIZAÇÃO POR FALTA DE MANUTENÇÃO NOS EQUIPAMENTOS OU FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES.