A LITERATURA INFANTILCOMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO COM ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM/PA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67759 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 2172 "titulo" => "A LITERATURA INFANTILCOMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO COM ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM/PA" "resumo" => "ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DA NOSSA DISSERTA??O DE MESTRADO QUE POSSUI COMO TEMA CENTRAL A LITERATURA INFANTIL ATRAV?S DOS CONTOS E F?BULAS COMO VALOROSO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO COM ALUNOS SURDOS. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL CONHECER AS FORMAS QUE OS CONTOS E F?BULAS CONTRIBUEM NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCA??O COM SURDOS. PARA A CONSTITUI??O DA FUNDAMENTA??O TE?RICA E METODOL?GICA FORAM ADOTADOS OS ESTUDOS DE SASSAKI (1997, 2005), G?ES & LAPLANE (2007), SOSA (1978), TRIVINOS (1987), ENTRE OUTROS. TENDO COMO CEN?RIO DE PESQUISA UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA P?BLICA EM BEL?M/PA. FORAM CONSIDERADOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DOIS PROFESSORES REGENTES E UMA COORDENADORA PEDAG?GICA. A METODOLOGIA USADA FOI DA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO QUE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FOI A OBSERVA??O DIRETA E ENTREVISTA NARRATIVA. NA AN?LISE DOS DADOS PODEMOS CONCLUIR QUE, PARA OS SUJEITOS PARTICIPANTES O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL AL?M DE SER GRANDIOSA MANIFESTA??O ART?STICA E CULTURAL, CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NAS RELA??ES DE ENSINO APRENDIZAGEM COM DISCENTES SURDOS FAVORECENDO A FORMA??O DO LEITOR CR?TICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITURA, ENSINO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2172_23032020132158.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GEORGIA TRAVASSOS TEIXEIRA PINTO" "autor_nome_curto" => "CARLA GEORGIA" "autor_email" => "carlageorgia24@yahoo.com." "autor_ies" => "UNAMA- UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67759 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 2172 "titulo" => "A LITERATURA INFANTILCOMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO COM ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM/PA" "resumo" => "ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DA NOSSA DISSERTA??O DE MESTRADO QUE POSSUI COMO TEMA CENTRAL A LITERATURA INFANTIL ATRAV?S DOS CONTOS E F?BULAS COMO VALOROSO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO COM ALUNOS SURDOS. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL CONHECER AS FORMAS QUE OS CONTOS E F?BULAS CONTRIBUEM NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCA??O COM SURDOS. PARA A CONSTITUI??O DA FUNDAMENTA??O TE?RICA E METODOL?GICA FORAM ADOTADOS OS ESTUDOS DE SASSAKI (1997, 2005), G?ES & LAPLANE (2007), SOSA (1978), TRIVINOS (1987), ENTRE OUTROS. TENDO COMO CEN?RIO DE PESQUISA UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA P?BLICA EM BEL?M/PA. FORAM CONSIDERADOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DOIS PROFESSORES REGENTES E UMA COORDENADORA PEDAG?GICA. A METODOLOGIA USADA FOI DA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO QUE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FOI A OBSERVA??O DIRETA E ENTREVISTA NARRATIVA. NA AN?LISE DOS DADOS PODEMOS CONCLUIR QUE, PARA OS SUJEITOS PARTICIPANTES O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL AL?M DE SER GRANDIOSA MANIFESTA??O ART?STICA E CULTURAL, CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NAS RELA??ES DE ENSINO APRENDIZAGEM COM DISCENTES SURDOS FAVORECENDO A FORMA??O DO LEITOR CR?TICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITURA, ENSINO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2172_23032020132158.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GEORGIA TRAVASSOS TEIXEIRA PINTO" "autor_nome_curto" => "CARLA GEORGIA" "autor_email" => "carlageorgia24@yahoo.com." "autor_ies" => "UNAMA- UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }