ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DA NOSSA DISSERTA??O DE MESTRADO QUE POSSUI COMO TEMA CENTRAL A LITERATURA INFANTIL ATRAV?S DOS CONTOS E F?BULAS COMO VALOROSO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO COM ALUNOS SURDOS. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL CONHECER AS FORMAS QUE OS CONTOS E F?BULAS CONTRIBUEM NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCA??O COM SURDOS. PARA A CONSTITUI??O DA FUNDAMENTA??O TE?RICA E METODOL?GICA FORAM ADOTADOS OS ESTUDOS DE SASSAKI (1997, 2005), G?ES & LAPLANE (2007), SOSA (1978), TRIVINOS (1987), ENTRE OUTROS. TENDO COMO CEN?RIO DE PESQUISA UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA P?BLICA EM BEL?M/PA. FORAM CONSIDERADOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DOIS PROFESSORES REGENTES E UMA COORDENADORA PEDAG?GICA. A METODOLOGIA USADA FOI DA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO QUE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FOI A OBSERVA??O DIRETA E ENTREVISTA NARRATIVA. NA AN?LISE DOS DADOS PODEMOS CONCLUIR QUE, PARA OS SUJEITOS PARTICIPANTES O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL AL?M DE SER GRANDIOSA MANIFESTA??O ART?STICA E CULTURAL, CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NAS RELA??ES DE ENSINO APRENDIZAGEM COM DISCENTES SURDOS FAVORECENDO A FORMA??O DO LEITOR CR?TICO.