YAMANE, Narda Teles. A arte como meio de motivação à reflexão crítica. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67502>. Acesso em: 23/11/2024 21:00
A PRESENTE PESQUISA PROPÕE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA ARTE E SUA RELAÇÃO COM A FILOSOFIA NO DESPERTAR DA REFLEXÃO CRÍTICA. COM ESTE INTUITO, BUSCAMOS LOCALIZAR NA ARTE, TEMAS FILOSÓFICOS QUE POSSAM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A ANÁLISE DA OBRA DE ÉSQUILO, PROMETEU ACORRENTADO, TENDO EM FOCO A QUESTÃO DO PODER. NOSSAS PRINCIPAIS FONTES DE ESTUDO FORAM OS TEÓRICOS VYGOTSKY (1991, 2012), PAULO FREIRE (2013), ANA MAE BARBOSA (1975, 1998, 2005) E O DRAMATURGO ÉSQUILO (2005). PARTINDO DESSAS ANÁLISES, VIMOS QUE A IMAGINAÇÃO E A CRITICIDADE, ABORDADA PELOS TEÓRICOS, ESTÃO INTERLIGADAS TANTO NA ARTE QUANTO NA FILOSOFIA, POSSIBILITANDO UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. POR FIM, CONCLUIU-SE, QUE APROXIMAR A ARTE DA FILOSOFIA ENRIQUECE A CONSTRUÇÃO DE APTIDÕES DO PENSAMENTO E PODE SER UM CAMINHO RESSIGNIFICANTE NA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO APRENDIZADO HUMANO.