A TEORIA WALLONIANA DE CONSTITUIÇÃO DA PESSOA NOS MOSTRA QUE SOMOS SERES CONSTITUÍDOS PSIQUICAMENTE POR TRÊS CAMPOS FUNCIONAIS: O COGNITIVO, O AFETIVO E O MOTOR. ESTE ESTUDO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSES CAMPOS FUNCIONAIS COMO ELEMENTOS QUE SE INTEGRAM E DETERMINAM A AÇÃO DOCENTE, SOBRETUDO EM SITUAÇÕES DE CONFLITOS RELACIONAIS (VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E INCIVILIDADES) NA ESCOLA. METODOLOGICAMENTE, REALIZAMOS 17 ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOCENTES DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. DESTACAMOS E ANALISAMOS NESTE TRABALHO, UMA DAS 17 ENTREVISTAS (PROFESSORA 4 - P4), UMA VEZ QUE SEU RELATO NOS PERMITIU UMA ANÁLISE MAIS CATEGÓRICA DO OBJETO DE ESTUDO DESTE ARTIGO. OS RESULTADOS DE P4 NOS EVIDENCIARAM QUE OS CAMPOS FUNCIONAIS WALLONIANOS INTEGRAM-SE NA PRÁTICA DOCENTE DE GESTÃO DAS SITUAÇÕES DE CONFLITOS RELACIONAIS NA ESCOLA, ENFATIZANDO QUE, A DEPENDER DA FORMA COMO CADA DOCENTE PERCEBE E VIVENCIA ESSES CAMPOS EM SUA PRÁTICA, ELES PODEM DETERMINAR TANTO SUAS AÇÕES COMO SUAS EMOÇÕES, SEJAM PARA UM PARÂMETRO DE POSITIVIDADE COMO DE NEGATIVIDADE. CONCLUÍMOS QUE DOCENTES PRECISAM RECONHECER QUE TAIS CAMPOS FAZEM PARTE DE SUA CONSTITUIÇÃO E QUE OS MESMOS NÃO DEVEM SER IGNORADOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, POIS INTEGRAM E DETERMINAM AS AÇÕES DOCENTES, SENDO, PORTANTO, TAMBÉM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS CONFLITOS RELACIONAIS NA ESCOLA.