A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU DE MANEIRA GERAL ABORDAR DE MANEIRA SUCINTA OS BENEF?CIOS DO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO REMOTO, ASSIM COMO DESTACAR O SEU PAPEL CRUCIAL INTEGRATIVO ENTRE A ESCOLA, ALUNOS E PROFESSORES NUM PER?ODO MARCADO PELA PANDEMIA. PARA TANTO UTILIZOU-SE COMO PERCURSO METODOL?GICO UMA REVIS?O DE ESTUDOS ACERCA DA PROBLEM?TICA DISCUTIDA ASSOCIADA ? EDUCA??O, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA (GIL, 2002) A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS DE LIVROS E ARTIGOS CIENT?FICOS. A AN?LISE DA LITERATURA APONTA PARA UMA PROBLEM?TICA MARCADA POR BENEF?CIOS E ALGUMAS CR?TICAS QUE S?O FUNDAMENTADAS PELA DESIGUALDADE ACESSO E OPORTUNIDADES A ESSES RECURSOS TECNOL?GICOS, ENTRETANTO SINALIZA A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CADA VEZ MAIS DISTANTE DA PEDAGOGIA TRADICIONAL ENRAIZADA EM MUITAS ESCOLAS, QUE CONSIDERA ALUNOS E PROFESSORES COMO ATUANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A INTERPRETA??O DOS DADOS ? LUZ DO REFERENCIAL TE?RICO PUBLICADO CORROBORA PARA IMPORT?NCIA DO PROFESSOR SE ADAPTAR E SE REINVENTAR, ASSIM COMO INVESTIR NUMA FORMA??O CONTINUADA PERMANENTE, SOBRETUDO PARA SABER LIDAR COM SITUA??ES EMERGENCIAIS NA EDUCA??O. ESPERA-SE POSTERIORMENTE REALIZAR UM ESTUDO DE CAMPO PARA APLICABILIDADE DA TEORIA E DISCUSS?O DAS IDEIAS CONSTRU?DAS AO LONGO DA EXECU??O DA PROPOSTA.