ESTE ARTIGO ABORDA QUESTÕES RELATIVAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E METODOLOGIAS ATIVAS. TAMBÉM TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE COMO PREPARAR SUJEITOS CAPAZES DE VIVER E PRODUZIR EM UM MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇA. ASSIM, PRETENDE-SE ABORDAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ALCANCEM OS ALUNOS, CONSIDERANDO AS PARTICULARIDADES DE CADA UM. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS - ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS QUE ENVOLVEM O ALUNO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, SENDO ELE ATIVO E PROTAGONISTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM - É BEM PERTINENTE DIANTE DA REALIDADE DAS NANOTECNOLOGIAS. ESTA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA SE CARACTERIZA COMO BIBLIOGRÁFICA, POIS PARTE DA INVESTIGAÇÃO DE TRABALHOS JÁ PUBLICADOS SOBRE A TEMÁTICA APRESENTADA, COMO OS ESTUDOS E PESQUISAS DE JOHN DEWEY (1910 APUD ALLAN, LUCIANA, 2018), LUCIANA ALLAN (2018), VANESSA REIS (2018), ENTRE OUTROS QUE DESTACAM MÉTODOS DE ENSINO A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA. DESSE MODO, PARA ACOMPANHAR O RITMO DOS ALUNOS, OS PROFESSORES DEVEM APLICAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MODO SIGNIFICATIVO PARA QUE OS DISCENTES APRENDAM O CONTEÚDO E SE MOSTREM INTERESSADOS DURANTE AS AULAS, DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS PARA ATUAR NO MUNDO.