DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19, UMA DAS PRINCIPAIS INDAGAÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL DIZ RESPEITO AO NÍVEL DE PREPARAÇÃO, EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), QUE OS PROFESSORES APRESENTAVAM PARA LIDAR COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO, QUE SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE CAMPO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO DO GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ COM AS TDICS ANTES E DURANTE O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, NOS FUNDAMENTAMOS NOS PARECERES Nº 5 E Nº 11 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL, 2020) E NOS ESTUDOS DE BRANSFORD, DARLING-HAMMOND E LEPAGE (2019), FAVA (2018), GÓMEZ (1998), PERRENOUD (2000), ZABALA (1998), WOLF (2019) E KENSKI (2003 E 2016). AO FINAL DO ESTUDO, PERCEBEMOS QUE, MESMO SE TRATANDO DE UM GRUPO DE JOVENS PROFESSORES, ELES AINDA NÃO TINHAM UMA RELAÇÃO CONFORTÁVEL COM AS TDICS E QUE OS SENTIMENTOS DE MEDO E INSEGURANÇA PREDOMINARAM QUANDO ELES INICIARAM O ENSINO REMOTO UTILIZANDO AS TDICS. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE SE INVISTA MAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, QUE SERÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS MAIS APROFUNDADOS SOBRE O ASSUNTO E QUE, ACIMA DE TUDO, ANTES DE TERMOS UM OLHAR TÉCNICO E PROFISSIONAL ACERCA DO TRABALHO DOS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA, PRECISAMOS TER UM OLHAR MAIS HUMANO E FORTALECER A EMPATIA COM UMA CLASSE QUE PRECISOU SE REINVENTAR EM POUCO TEMPO PARA CONTINUAR PROMOVENDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.