A RELAÇÃO PROFESSOR E TDICS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67830 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1394 "inscrito_id" => 6373 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR E TDICS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19, UMA DAS PRINCIPAIS INDAGAÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL DIZ RESPEITO AO NÍVEL DE PREPARAÇÃO, EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), QUE OS PROFESSORES APRESENTAVAM PARA LIDAR COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO, QUE SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE CAMPO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO DO GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ COM AS TDICS ANTES E DURANTE O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, NOS FUNDAMENTAMOS NOS PARECERES Nº 5 E Nº 11 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL, 2020) E NOS ESTUDOS DE BRANSFORD, DARLING-HAMMOND E LEPAGE (2019), FAVA (2018), GÓMEZ (1998), PERRENOUD (2000), ZABALA (1998), WOLF (2019) E KENSKI (2003 E 2016). AO FINAL DO ESTUDO, PERCEBEMOS QUE, MESMO SE TRATANDO DE UM GRUPO DE JOVENS PROFESSORES, ELES AINDA NÃO TINHAM UMA RELAÇÃO CONFORTÁVEL COM AS TDICS E QUE OS SENTIMENTOS DE MEDO E INSEGURANÇA PREDOMINARAM QUANDO ELES INICIARAM O ENSINO REMOTO UTILIZANDO AS TDICS. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE SE INVISTA MAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, QUE SERÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS MAIS APROFUNDADOS SOBRE O ASSUNTO E QUE, ACIMA DE TUDO, ANTES DE TERMOS UM OLHAR TÉCNICO E PROFISSIONAL ACERCA DO TRABALHO DOS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA, PRECISAMOS TER UM OLHAR MAIS HUMANO E FORTALECER A EMPATIA COM UMA CLASSE QUE PRECISOU SE REINVENTAR EM POUCO TEMPO PARA CONTINUAR PROMOVENDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PROFESSOR, ENSINO REMOTO, TDICS, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6373_01092020170553.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRO OLIVEIRA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "CIRO ZULU" "autor_email" => "cirozulu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "5f7f6f84de701_08102020_165900.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67830 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1394 "inscrito_id" => 6373 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR E TDICS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19, UMA DAS PRINCIPAIS INDAGAÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL DIZ RESPEITO AO NÍVEL DE PREPARAÇÃO, EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), QUE OS PROFESSORES APRESENTAVAM PARA LIDAR COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO, QUE SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE CAMPO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO DO GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ COM AS TDICS ANTES E DURANTE O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, NOS FUNDAMENTAMOS NOS PARECERES Nº 5 E Nº 11 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL, 2020) E NOS ESTUDOS DE BRANSFORD, DARLING-HAMMOND E LEPAGE (2019), FAVA (2018), GÓMEZ (1998), PERRENOUD (2000), ZABALA (1998), WOLF (2019) E KENSKI (2003 E 2016). AO FINAL DO ESTUDO, PERCEBEMOS QUE, MESMO SE TRATANDO DE UM GRUPO DE JOVENS PROFESSORES, ELES AINDA NÃO TINHAM UMA RELAÇÃO CONFORTÁVEL COM AS TDICS E QUE OS SENTIMENTOS DE MEDO E INSEGURANÇA PREDOMINARAM QUANDO ELES INICIARAM O ENSINO REMOTO UTILIZANDO AS TDICS. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE SE INVISTA MAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, QUE SERÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS MAIS APROFUNDADOS SOBRE O ASSUNTO E QUE, ACIMA DE TUDO, ANTES DE TERMOS UM OLHAR TÉCNICO E PROFISSIONAL ACERCA DO TRABALHO DOS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA, PRECISAMOS TER UM OLHAR MAIS HUMANO E FORTALECER A EMPATIA COM UMA CLASSE QUE PRECISOU SE REINVENTAR EM POUCO TEMPO PARA CONTINUAR PROMOVENDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PROFESSOR, ENSINO REMOTO, TDICS, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6373_01092020170553.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRO OLIVEIRA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "CIRO ZULU" "autor_email" => "cirozulu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "5f7f6f84de701_08102020_165900.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }