A EDUCAÇÃO VEM SE INTEGRANDO AS RÁPIDAS MUDANÇAS DA SOCIEDADE. NOS ENCONTRAMOS, HOJE EM DIA, EM UMA SOCIEDADE NA QUAL O CONHECIMENTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA E ESTA VEM ACOMPANHADA DE PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES EM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE, INCLUSIVE NO EDUCATIVO. NESTA SOCIEDADE O PROFESSOR, ELEMENTO CHAVE NESSE NOVO PARADIGMA, PRECISA IDENTIFICAR AS DIVERSIDADES CULTURAIS DOS ALUNOS E COMPREENDER QUE ESTAMOS VISANDO UMA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM QUE TENDE A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO CRÍTICO NA SOCIEDADE QUE ESTÁ INSERIDO. É NECESSÁRIO MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE MANEIRA QUE FAÇA COM QUE OS ALUNOS POSSAM ADQUIRIAM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA TER SUCESSO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, QUE POSSAM “APRENDER A APRENDER” E TRILHAR OS CAMINHOS ADEQUADOS E ATENDER ÀS DEMANDAS DA SOCIEDADE ATUAL, NA QUAL O CONHECIMENTO É O OBJETO PRINCIPAL. PARA MELHOR IDENTIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS EFICIENTES E DEFICIENTES DOS ESTUDANTES, O PROFESSOR PODE UTILIZAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DISTO PODERÁ PROVER A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, OS AJUDANDO, ASSIM A APRENDER A APRENDER.COM ISSO, ESTE TRABALHO TRAZ A DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E REPRESENTAÇÃO DE ESTUDANTES A FIM DE COMPREENDERMOS COMO ESSE PROCESSO VEM SENDO PRATICADO NESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, IDENTIFICANDO AS DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS NOS DISCURSOS DOS DOCENTES E DISCENTES SERVINDO PARA REFLETIRMOS SOBRE ESSE PROCESSO.