DURANTE MUITO TEMPO AS MULHERES FORAM IMPOSSIBILITADAS DE SE GRADUAR EM CURSOS DITOS ?PARA HOMENS?. TODAVIA, MESMO COM AS MUDAN?AS DE PARADIGMAS ADVINDAS DO TEMPO, AINDA S?O PRESEN?AS M?NIMAS. TAL QUEST?O SE RELACIONA, ENTRE OUTROS ASPECTOS, AO FATO DE A ENGENHARIA, PERMEADA POR UM PENSAMENTO RETR?GRADO, AINDA SER RECONHECIDA COMO UMA GRADUA??O PERTENCENTE AO UNIVERSO MASCULINO. DESSA FORMA, EM MEIO A PANDEMIA DO NOVO CORONA V?RUS, O PROJETO ?CAPACITA??O EM T?PICOS FUNDAMENTAIS PARA A COMUNIDADE DE APUCARANA? TROUXE EM FORMATO DE PALESTRA VIRTUAL O TEMA: ?MULHERES NA ENGENHARIA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS?. O OBJETIVO PROPOSTO FOI DIVIDIR A VIV?NCIA DE MULHERES QUE SE GRADUARAM EM ENGENHARIA, RESSALTANDO SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS NA GRADUA??O E ATUA??O EM DIFERENTES ?REAS. O M?TODO ESTABELECIDO FOI O RELATO DE EXPERI?NCIA REALIZADO ATRAV?S DE LIVES NO INSTAGRAM. O REFER?NCIAL TE?RICO-METODOL?GICO FOI PAUTADO EM DE CARVALHO ET AL (2006), DE CARVALHO (2007), FREITAS E PRODANOV (2013), LOMBARDI (2006) E SILVA (1986). POR FIM OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM A SUPERA??O DA META ESTABELECIDA DE ESPECTADORES (DUAS MIL VISUALIZA??ES), O ?XITO NA PROPOSTA DE INTEGRA??O UNIVERSIDADE/COMUNIDADE E A PROMO??O DE UMA MAIOR VISIBILIDADE DAS MULHERES NA ENGENHARIA.