NESTA PESQUISA BUSCA-SE DESENVOLVER UMA AN?LISE QUE LEVE ? COMPREENS?O DA DIN?MICA DA RELA??O TRABALHO/SA?DE DOS DOCENTES, REFLETINDO SOBRE OS ASPECTOS DESSA RELA??O E AS FORMAS DE COMBATE A PRESS?O DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19. O INDIV?DUO ATUALMENTE SE ENVOLVE EM DIVERSAS ATRIBUI??ES E ASSIM FOCAMOS NOSSA ATEN??O NA AN?LISE DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A ?SOBRECARGA DE TRABALHO?, AFETANDO DIRETAMENTE NA SA?DE MENTAL, SOCIAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR E COMO O MESMO TEM FEITO PARA SE ?EQUILIBRAR? COM TANTAS TAREFAS AO LONGO DO DIA. COMO METODOLOGIA TOMAMOS POR BASE DEPOIMENTOS DE 5 PROFESSORES NAS REDES SOCIAIS, COM INFORMA??ES SOBRE A TEM?TICA DO EXCESSO DE ATRIBUI??ES DIRECIONADAS AO PROFESSOR E REVIS?O BIBLIOGR?FICA DE ALGUNS AUTORES. VALE DESTACAR COMO A PANDEMIA AGRAVOU AINDA MAIS ESTA SITUA??O, POIS, N?O ? UMA TAREFA F?CIL DE ADEQUAR A TANTAS RESPONSABILIDADES. POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DO PRESENTE ESTUDO, FOI POSS?VEL CONSTATAR QUE A ?SOBRECARGA? REFERE-SE A UM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE NATUREZAS DIFERENTES, AS ATIVIDADES REALIZADAS EM NOVOS ESPA?OS DE INTERA??O (DIVERSAS ESCOLAS, DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, DIFERENTES TURMAS, AULAS REMOTAS S?NCRONAS E ASS?NCRONAS, DESLOCAMENTOS, FAM?LIA, CASA, AMIGOS, ETC.) E QUE ? PRECISO SE ADAPTAR PARA ATENDER A TODOS.