PHILIPE ARIÈS DESCREVE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA SOBRE A INFÂNCIA, AO LONGO DA HISTÓRIA, E APONTA O SURGIMENTO DE DOIS SENTIMENTOS DA INFÂNCIA NA MODERNIDADE. A QUE SE REFERE O AUTOR, QUANDO A PONTA ESSES SENTIMENTOS? O AUTOR SE REFERE À RUPTURA DA VISÃO DE QUE CRIANÇAS SÃO IGUAIS AOS ADULTOS E DESTACA O DISTANCIAMENTO ENTRE O MUNDO DOS ADULTOS E O INFANTIL, IMPLANTANDO CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS AO SUJEITO CRIANÇA E PARTICULARIDADES A INFÂNCIA E SUAS NECESSIDADES. DANDO PARTIDA AO ENFOQUE DESSE ARTIGO QUE É REUNIR RECORTES DE TRAJETÓRIA DO CONCEITO DE INFÂNCIA DESDE A IDADE MÉDIA NA FIGURA DE MEROS MINI ADULTOS E A SUA CONSTRUÇÃO SOCIAL ATÉ CHEGAR AO QUE CONHECEMOS EM TEMPOS ATUAIS. COM O PANORAMA A SER CONSTRUÍDO PODEMOS QUESTIONAR TAIS AFIRMATIVAS QUE COM BASE NA HISTÓRIA PODEMOS RESPONDÊ-LAS. O OBJETIVO DO ESTUDO ESTÁ EM JUSTAMENTE TRAZER UM PANORAMA A PARTIR DE PENSAMENTOS DOS PRINCIPAIS TEÓRICOS DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA PARA UMA VISÃO SÓLIDA DOS AVANÇOS DOS ESTUDOS DA INFÂNCIA E ACOMPANHARMOS AS TRANSFORMAÇÕES DA CRIANÇA NA SOCIEDADE. FAZENDO-NOS QUESTIONAR DE QUE MANEIRA ESSAS DIFERENTES CONCEPÇÕES APARECEM NOS COTIDIANOS INFANTIS.