Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GEOMETRIA, MATERIAIS CONCRETOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67717
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2365
    "inscrito_id" => 6363
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO E GEOMETRIA, DESENVOLVIDAS EM DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE BUSCOU CONTRIBUIR COM AÇÕES EFETIVAS PARA UM ENSINO DA MATEMÁTICA DIFERENCIADO, PRAZEROSO E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVAMOS APRESENTAR DUAS ATIVIDADES EM QUE UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM CONCEITOS DE FRAÇÃO E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, DE MODO ANALISAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS SUPRACITADOS. PARA ISSO, FIZEMOS A CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E UTILIZAMOS O TANGRAM PARA TRABALHAR COM O CONCEITO DE FRAÇÃO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM COM MAIOR FACILIDADE OS CONTEÚDOS ABORDADOS, POIS ESTES FORAM DESENVOLVIDOS COM A CONSTRUÇÃO E O MANUSEIO DE DIFERENTES MATERIAIS CONCRETOS, HAJA VISTA QUE AO MANIPULAR OS MATERIAIS FOI POSSÍVEL AFLORAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ALUNOS BEM COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO COGNITIVO E LÓGICO MATEMÁTICO. COM A ATIVIDADE DO TANGRAM, ALÉM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO: CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULO QUANTO AO LADO E AO ÂNGULO, QUADRILÁTERO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS, DENTRE OUTROS, TRABALHAMOS O CONCEITO DE FRAÇÃO DE FORMA PRÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM MUITO PROVEITOSAS E DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENCIADO E COM POTENCIAL LÚDICO. ASSIM, RATIFICAMOS QUE É SALUTAR TRABALHAR COM DIFERENTES METODOLOGIAS NA PRÁXIS E, PRINCIPALMENTE, A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DE PROGRAMAS COMO O PIBID QUE OPORTUNIZA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE AOS ALUNOS DA LICENCIATURA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GEOMETRIA, MATERIAIS CONCRETOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6363_30092020222702.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADIEL SANTOS DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "JADIEL REIS"
    "autor_email" => "jadielreis73@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67717
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2365
    "inscrito_id" => 6363
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO E GEOMETRIA, DESENVOLVIDAS EM DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE BUSCOU CONTRIBUIR COM AÇÕES EFETIVAS PARA UM ENSINO DA MATEMÁTICA DIFERENCIADO, PRAZEROSO E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVAMOS APRESENTAR DUAS ATIVIDADES EM QUE UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM CONCEITOS DE FRAÇÃO E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, DE MODO ANALISAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS SUPRACITADOS. PARA ISSO, FIZEMOS A CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E UTILIZAMOS O TANGRAM PARA TRABALHAR COM O CONCEITO DE FRAÇÃO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM COM MAIOR FACILIDADE OS CONTEÚDOS ABORDADOS, POIS ESTES FORAM DESENVOLVIDOS COM A CONSTRUÇÃO E O MANUSEIO DE DIFERENTES MATERIAIS CONCRETOS, HAJA VISTA QUE AO MANIPULAR OS MATERIAIS FOI POSSÍVEL AFLORAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ALUNOS BEM COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO COGNITIVO E LÓGICO MATEMÁTICO. COM A ATIVIDADE DO TANGRAM, ALÉM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO: CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULO QUANTO AO LADO E AO ÂNGULO, QUADRILÁTERO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS, DENTRE OUTROS, TRABALHAMOS O CONCEITO DE FRAÇÃO DE FORMA PRÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM MUITO PROVEITOSAS E DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENCIADO E COM POTENCIAL LÚDICO. ASSIM, RATIFICAMOS QUE É SALUTAR TRABALHAR COM DIFERENTES METODOLOGIAS NA PRÁXIS E, PRINCIPALMENTE, A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DE PROGRAMAS COMO O PIBID QUE OPORTUNIZA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE AOS ALUNOS DA LICENCIATURA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GEOMETRIA, MATERIAIS CONCRETOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6363_30092020222702.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADIEL SANTOS DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "JADIEL REIS"
    "autor_email" => "jadielreis73@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO E GEOMETRIA, DESENVOLVIDAS EM DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE BUSCOU CONTRIBUIR COM AÇÕES EFETIVAS PARA UM ENSINO DA MATEMÁTICA DIFERENCIADO, PRAZEROSO E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVAMOS APRESENTAR DUAS ATIVIDADES EM QUE UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM CONCEITOS DE FRAÇÃO E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, DE MODO ANALISAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS SUPRACITADOS. PARA ISSO, FIZEMOS A CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E UTILIZAMOS O TANGRAM PARA TRABALHAR COM O CONCEITO DE FRAÇÃO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM COM MAIOR FACILIDADE OS CONTEÚDOS ABORDADOS, POIS ESTES FORAM DESENVOLVIDOS COM A CONSTRUÇÃO E O MANUSEIO DE DIFERENTES MATERIAIS CONCRETOS, HAJA VISTA QUE AO MANIPULAR OS MATERIAIS FOI POSSÍVEL AFLORAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ALUNOS BEM COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO COGNITIVO E LÓGICO MATEMÁTICO. COM A ATIVIDADE DO TANGRAM, ALÉM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO: CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULO QUANTO AO LADO E AO ÂNGULO, QUADRILÁTERO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS, DENTRE OUTROS, TRABALHAMOS O CONCEITO DE FRAÇÃO DE FORMA PRÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM MUITO PROVEITOSAS E DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENCIADO E COM POTENCIAL LÚDICO. ASSIM, RATIFICAMOS QUE É SALUTAR TRABALHAR COM DIFERENTES METODOLOGIAS NA PRÁXIS E, PRINCIPALMENTE, A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DE PROGRAMAS COMO O PIBID QUE OPORTUNIZA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE AOS ALUNOS DA LICENCIATURA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.