O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO E GEOMETRIA, DESENVOLVIDAS EM DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE BUSCOU CONTRIBUIR COM AÇÕES EFETIVAS PARA UM ENSINO DA MATEMÁTICA DIFERENCIADO, PRAZEROSO E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVAMOS APRESENTAR DUAS ATIVIDADES EM QUE UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM CONCEITOS DE FRAÇÃO E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, DE MODO ANALISAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS SUPRACITADOS. PARA ISSO, FIZEMOS A CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E UTILIZAMOS O TANGRAM PARA TRABALHAR COM O CONCEITO DE FRAÇÃO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM COM MAIOR FACILIDADE OS CONTEÚDOS ABORDADOS, POIS ESTES FORAM DESENVOLVIDOS COM A CONSTRUÇÃO E O MANUSEIO DE DIFERENTES MATERIAIS CONCRETOS, HAJA VISTA QUE AO MANIPULAR OS MATERIAIS FOI POSSÍVEL AFLORAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ALUNOS BEM COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO COGNITIVO E LÓGICO MATEMÁTICO. COM A ATIVIDADE DO TANGRAM, ALÉM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO: CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULO QUANTO AO LADO E AO ÂNGULO, QUADRILÁTERO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS, DENTRE OUTROS, TRABALHAMOS O CONCEITO DE FRAÇÃO DE FORMA PRÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM MUITO PROVEITOSAS E DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENCIADO E COM POTENCIAL LÚDICO. ASSIM, RATIFICAMOS QUE É SALUTAR TRABALHAR COM DIFERENTES METODOLOGIAS NA PRÁXIS E, PRINCIPALMENTE, A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DE PROGRAMAS COMO O PIBID QUE OPORTUNIZA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE AOS ALUNOS DA LICENCIATURA.