ESTE ARTIGO ABRE UMA DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, BUSCANDO COMO PONTE PARA A AÇÃO, A ESCOLA E A FAMÍLIA, ATRAVÉS DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE LEITURA E ESCRITA, CAPAZ DE FORTALECER OS VÍNCULOS FAMILIARES E AS AÇÕES DOCENTE, TRAZENDO COM ESSE VIÉS PEDAGÓGICO O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTE ESTUDO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O MODO COMO AS CRIANÇAS APRENDIAM, CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA TRAZENDO AS ESPECIFICIDADES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO REALIZADO EM UM ESPAÇO ESCOLAR NO INTERIOR DA BAHIA. A FINALIDADE PRINCIPAL DESTE ARTIGO É BUSCAR AÇÕES MOBILIZADORAS DE SUJEITOS, ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO PROPULSORA DE NOVAS PRÁTICAS, POSSÍVEIS DE SEREM REALIZADAS DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, POSSIBILITANDO DE FORMA INTEGRADORA A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA EM PARCERIA CONTÍNUA COM A ESCOLA.