DURANTE AS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NOTOUSE COMO A CARÊNCIA DOS ALUNOS FRENTE À EXPERIÊNCIA COM O AMBIENTE LABORATORIAL INTERFERE NA REALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE O ESTUDO PRÁTICO E O TEÓRICO MINISTRADO EM SALA DE AULA. APESAR DA APOSTILA DISPONIBILIZADA PARA OS ALUNOS CONTER, DE FORMA DETALHADA, OS PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS, VÁRIOS ESTUDANTES, AINDA ASSIM, ENCONTRAM-SE INSEGUROS E COM DIFICULDADES EM SEGUIR AS INSTRUÇÕES DESSE MATERIAL, MESMO COM O AUXÍLIO DE PROFESSORES E MONITORES. DIANTE DISSO, FOI CRIADA A PÁGINA @GUIA_BIOQUIMICA NA PLATAFORMA DIGITAL INSTAGRAM, COM O OBJETIVO DE ILUSTRAR AS AULAS PRÁTICAS E PERMITIR QUE OS ALUNOS VISUALIZEM PREVIAMENTE O QUE SERÁ REALIZADO NO LABORATÓRIO. NESSA PÁGINA FORAM DISPONIBILIZADOS, POR MEIO DOS STORIES, VÍDEOS QUE RETRATAM O PASSO A PASSO DA PRÁTICA LABORATORIAL, E, ATRAVÉS DO FEED, RESUMOS DIDÁTICOS SOBRE O CONTEÚDO TEÓRICO QUE EMBASA OS EXPERIMENTOS. OS DADOS ACERCA DA SATISFAÇÃO E APRIMORAMENTO DO MATERIAL OFERECIDO, BEM COMO DA APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO FORAM OBTIDOS PELA MESMA FERRAMENTA, O INSTAGRAM, POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS DISPOSTOS PARA OS ALUNOS QUE SEGUISSEM A PÁGINA. OS DADOS REFERENTES À ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS MOSTRARAM QUE A PÁGINA TORNA A EXPERIÊNCIA LABORATORIAL ACESSÍVEL PARA OS DIFERENTES PERFIS DE ALUNO, FACILITA A COMPREENSÃO DA APOSTILA, BEM COMO DO CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS AULAS PRÁTICAS E CONTRIBUI PARA O SUCESSO DO EXPERIMENTO.