A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, 9.394/96 AFIRMA QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, A QUAL COMPREENDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO. AS REFLEXÕES EM QUESTÃO INICIAM-SE PELA RELAÇÃO QUE HÁ ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL E SOBRE OS JOGOS MOTORES COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ESTE É UM TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO, EXPLORATÓRIO, DE CUNHO QUALITATIVO, AONDE FORAM UTILIZADOS LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E OUTRAS PUBLICAÇÕES ENCONTRADAS EM SITES DA INTERNET A RESPEITO DESSE ASSUNTO. CONCLUIU-SE DEPOIS DAS ANÁLISES REALIZADAS NESTE TRABALHO QUE HÁ TENTATIVAS DE IMPLANTAR A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAS NEM SEMPRE ELA ACONTECE. ISTO PARECE REFLETIR A DESVALORIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL E O DESCONHECIMENTO DE SUA REAL CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. ESSES MOVIMENTOS DEVEM SER EXPLORADOS E VIVENCIADOS, PORQUE SÃO ELES QUE CONSTITUEM A BASE DA AQUISIÇÃO MOTORA POSTERIOR, POSSIBILITANDO A VIVÊNCIA DO LÚDICO, TÃO IMPORTANTES NESSA FASE. SENDO ASSIM, É NECESSÁRIO QUE AS ESCOLAS OFEREÇAM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO SENTIDO DE POSSIBILITAR UM RICO REPERTÓRIO MOTOR PARA ESSAS CRIANÇAS.