A LUDICIDADE É UM COMPORTAMENTO QUE PERCORRE SÉCULOS E INDEPENDENTE DA CULTURA OU CLASSE SOCIAL, FAZ PARTE DA VIDA DO SER HUMANO ONDE TODOS CONSEQUENTEMENTE SE DIVERTEM, APRENDEM, SOCIALIZAM, COMUNICAM E TROCAM EXPERIÊNCIAS. DIANTE DESTA AFIRMAÇÃO PRETENDE-SE COM ESTE ARTIGO, LANÇAR UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TRAZENDO UMA ABORDAGEM CRÍTICA REFLEXIVA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO ENTENDER SEUS BENEFÍCIOS DE ACORDO COM AS TEORIAS DE DIVERSOS AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA. APRESENTANDO O TEMA INICIALMENTE COM A CONCEITUAÇÃO DA LUDICIDADE, DISCORRENDO SOBRE SUAS VANTAGENS MEDIANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A AQUISIÇÃO DA SABEDORIA DO
INDIVÍDUO.TENDO COMO OBJETIVO GERAL, COMPREENDER COMO A LUDICIDADE AUXILIA NESTE PROCESSO POR INTERMÉDIO DAS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OBTENÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO EDUCANDO.PORTANTO, ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUALITATIVO DO PONTO DE VISTA DE NATUREZA BÁSICA E DE REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS EXPLORATÓRIOS BASEADO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, LIVROS E PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA. NA QUAL O RESULTADO DESTE ESTUDO APONTA QUE A INSERÇÃO DA LUDICIDADE NO
AMBIENTE ESCOLAR É DE MUITA RELEVÂNCIA, POIS A MESMA É UM INSTRUMENTO QUE AUXILIA NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE DAS CRIANÇAS, OCASIONANDO A AQUISIÇÃO DE UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO .