Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE, NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO, AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.