NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES
(FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR
PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE,
NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E
BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS
COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA
PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM
MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO,
AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O
EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A
UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO.