Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67679
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 5997
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA\r\n
      DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY\r\n
      RIBEIRO
      """
    "resumo" => """
      NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES\r\n
      (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR\r\n
      PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE,\r\n
      NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E\r\n
      BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS\r\n
      COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA\r\n
      PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA\r\n
      REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM\r\n
      MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO,\r\n
      AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O\r\n
      EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A\r\n
      UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5997_01102020220456.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RYSIAN LOHSE MONTEIRO "
    "autor_nome_curto" => "RYSIAN LOHSE"
    "autor_email" => "rysianmonteiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67679
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 5997
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA\r\n
      DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY\r\n
      RIBEIRO
      """
    "resumo" => """
      NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES\r\n
      (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR\r\n
      PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE,\r\n
      NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E\r\n
      BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS\r\n
      COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA\r\n
      PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA\r\n
      REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM\r\n
      MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO,\r\n
      AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O\r\n
      EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A\r\n
      UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5997_01102020220456.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RYSIAN LOHSE MONTEIRO "
    "autor_nome_curto" => "RYSIAN LOHSE"
    "autor_email" => "rysianmonteiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NOS ÚLTIMOS ANOS, DE ACORDO COM JUCHUM (2014), NO BRASIL, ALGUNS PESQUISADORES (FISCHER, 2007; MARINHO, 2010; FIAD, 2011) VÊM DEMONSTRANDO UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA UNIVERSIDADE, NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF) E BUSCOU INVESTIGAR COMO AÇÕES DA UNIVERSIDADE PODEM MELHORAR A RELAÇÃO DE SEUS ALUNOS COM A LEITURA E A ESCRITA. OPTOU-SE POR UM TRABALHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A UMA PESQUISA QUALITATIVA E A APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. REALIZOU-SE TAMBÉM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS TÊM MEDO DE ESCREVER E VERGONHA DE MOSTRAR O QUE ESCREVEM PARA OUTRAS PESSOAS, ENTRETANTO, AS AÇÕES PROMOVIDAS POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE, COMO O ―ESCRITA SOLIDÁRIA‖ SURTIRAM O EFEITO DE MELHORA NA RELAÇÃO QUE OS ALUNOS TÊM COM A ESCRITA, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A UNIVERSIDADE PRECISA TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA COM SEUS ALUNOS PARA PROPORCIONARLHES UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA DE LETRAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.