Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: PROBLEMATIZAÇÃO DA INSERÇÃO À ATUALIDADE

Palavra-chaves: TRABALHO., PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA., , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER COMO SE DEU O INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE ENSINO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL E QUAIS OBJETIVOS DESSA INSERÇÃO E SEU DESENVOLVIMENTO. NOSSA METODOLOGIA FOI UM ESTUDO TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, QUE TEM COMO BASE DE ANÁLISE O MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX, BUSCANDO EXPLICAÇÕES NA PROBLEMÁTICA DO OBJETO. UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL: MARX E ENGELS (2008), SILVA (2011), ALVES (2005) E ALVES (2009). COMO RESULTADOS CHEGAMOS A UM ALERTA ACERCA DA DISSEMINAÇÃO DESSA MODALIDADE COMO VIA DE ACESSO PRIVILEGIADA PARA CLASSE TRABALHADORA, UM MODELO DE ENSINO MASSIFICADO, COMPRIMINDO QUE COMPROMETE A QUALIDADE DO ENSINO PARA ATENDER À LÓGICA CAPITALISTA. QUE NUM FUTURO PRÓXIMO ESSAS NOVAS FORMAS DE ENSINO PODERÃO SER ADOTADAS COMO ÚNICA VIA DE ENSINO. E QUE CADA VEZ MAIS BUSQUEMOS COMPREENDER QUE HÁ UM MEIO DE SUPERAR ESSA HEGEMONIA, COM AJUDA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, SINDICATOS, ORGANIZAÇÕES E UNIVERSIDADES, NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA.

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