O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER COMO SE DEU O INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE ENSINO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL E QUAIS OBJETIVOS DESSA INSERÇÃO E SEU DESENVOLVIMENTO. NOSSA METODOLOGIA FOI UM ESTUDO TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, QUE TEM COMO BASE DE ANÁLISE O MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX, BUSCANDO EXPLICAÇÕES NA PROBLEMÁTICA DO OBJETO. UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL: MARX E ENGELS (2008), SILVA (2011), ALVES (2005) E ALVES (2009). COMO RESULTADOS CHEGAMOS A UM ALERTA ACERCA DA DISSEMINAÇÃO DESSA MODALIDADE COMO VIA DE ACESSO PRIVILEGIADA PARA CLASSE TRABALHADORA, UM MODELO DE ENSINO MASSIFICADO, COMPRIMINDO QUE COMPROMETE A QUALIDADE DO ENSINO PARA ATENDER À LÓGICA CAPITALISTA. QUE NUM FUTURO PRÓXIMO ESSAS NOVAS FORMAS DE ENSINO PODERÃO SER ADOTADAS COMO ÚNICA VIA DE ENSINO. E QUE CADA VEZ MAIS BUSQUEMOS COMPREENDER QUE HÁ UM MEIO DE SUPERAR ESSA HEGEMONIA, COM AJUDA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, SINDICATOS, ORGANIZAÇÕES E UNIVERSIDADES, NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA.