RESUMO
O ARTIGO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO, QUE REVELAM AS RELAÇÕES DOS ALUNOS COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E COMO ALUNOS E PROFESSORES ESTÃO INSERIDOS NO MUNDO TECNOLÓGICO. OS RESULTADOS SUSCITAM UMA SÉRIE DE QUESTÕES PARA A REFLEXÃO, QUE TRANSCENDEM A PREOCUPAÇÃO COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. O MUNDO SE TRANSFORMOU E A ESCOLA PRECISA ACOMPANHAR ESTAS TRANSFORMAÇÕES. OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA MUDARAM AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS. NA VERDADE, ESSAS TECNOLOGIAS MUDARAM COMPLETAMENTE A RELAÇÃO QUE AS PESSOAS ESTABELECEM COM O OBJETO DO CONHECIMENTO. POR ISSO, DISCUTIR A QUESTÃO DA ENTRADA DAS TECNOLOGIAS É FUNDAMENTAL, JÁ QUE GERA UM IMPACTO CONSIDERÁVEL NOS MÉTODOS E NAS TÉCNICAS DE ENSINO DIRECIONADAS PARA UM ALUNO IMERSO NESTE NOVO MUNDO. ATUALMENTE PROFESSORES E ALUNOS TÊM ACESSO CONSTANTE ÀS MAIS VARIADAS MÍDIAS. AS NOVAS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE DA VIDA DOS ALUNOS E PROFESSORES E POR ISSO NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS. MAS A REALIDADE NÃO É ASSIM, AS TECNOLOGIAS QUE ESTÃO NO NOSSO COTIDIANO NÃO SÃO LEVADAS PARA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. OS ALUNOS ATUAIS NÃO CONSULTAM MAIS ENCICLOPÉDIAS PARA AS SUAS PESQUISAS, BUSCAM INFORMAÇÕES NA INTERNET, POIS É MAIS RÁPIDA E FÁCIL. O PROFESSOR PRECISA LIDAR COM ESTA NOVA REALIDADE, NA QUAL O ALUNO TEM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES EM QUALQUER LUGAR A QUALQUER TEMPO E É PRECISO COMPREENDER COMO ESTA NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS APRENDEM.