LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO PROCESSOS DIFERENTES MAIS INDISSOCIÁVEIS QUE SE PREOCUPAM, RESPECTIVAMENTE, EM ENSINAR A LER E A ESCREVER A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA E EM EXERCER TAIS HABILIDADES NAS PRÁTICAS SOCIAIS QUE PERMEIAM A REALIDADES DOS INDIVÍDUOS, ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO? E, PARA RESPONDÊ-LO IREMOS REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CORRELACIONANDO-O AS PROPOSTAS DO PROGRAMA, BEM COMO, IDENTIFICAR OS PONTOS PRIORITÁRIOS DE INTERVENÇÃO E COMPREENDER O PROCESSO AVALIATIVO ADOTADO. NESSES ASPECTOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLICATIVA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA, CUJO CORPUS É CONSTITUÍDO PELOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA DE LEITURA E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESCRITA SOMATIVA REALIZADAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM 2019. COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O PROGRAMA SE DETÉM EM ALFABETIZAR LETRANDO UTILIZANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO ESTRUTURADO A PARTIR DE UMA ROTINA QUE É CAPAZ DE NORTEAR O TRABALHO DO PROFESSOR E TENDO COMO BASE AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO MAIS ALFABETIZAÇÃO. ALÉM DISSO, SE PREOCUPA EM OFERTAR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA AO CORPO DOCENTE E DAR ÊNFASE A ANÁLISE CRÍTICA DAS AVALIAÇÕES REGULARMENTE REALIZADAS, UTILIZANDO OS RESULTADOS COMO NORTEADORES DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE VISA GARANTIR AOS ALUNOS A CONSOLIDAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TANTO CORRELACIONADA À LEITURA E A ESCRITA QUANTO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA.