A FACILIDADE DE ACESSO E DE USO DE FERRAMENTAS DISPONÍVEIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS FEZ COM QUE EDUCADORES BUSCASSEM NOVAS PLATAFORMAS PARA DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS RELACIONADAS ÀS SUAS AULAS. COM A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, O MEIO DIGITAL TORNOU-SE PRINCIPAL SUPORTE PARA O ANDAMENTO DE ATIVIDADES CURRICULARES. ESTE TRABALHO INVESTIGOU OS EFEITOS DO USO EDUCACIONAL DE RECURSOS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM NO TRABALHO COM ATIVIDADES DE UMA TURMA DE 1º ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE FORTALEZA-CE, NA DISCIPLINA DE LITERATURA. MAIS ESPECIFICAMENTE, INVESTIGOU-SE O USO DE ATIVIDADES INTERATIVAS POR MEIO DE STORIES E OS IMPACTOS DE AÇÕES EDUCACIONAIS CRIADAS NAS REDES. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI REALIZADA À LUZ DOS ELEMENTOS METODOLÓGICOS DA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS, TENDO COMO PROCEDIMENTO PRINCIPAL O MÉTODO DA COMPARAÇÃO CONSTANTE, EM QUE OS FENÔMENOS RELACIONADOS À DISPONIBILIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES EM REDE SOCIAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS FORAM EXTRAÍDOS, COMPARADOS E CONTRASTADOS COM ELEMENTOS QUE DEMONSTRARAM A INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA REDE. OS FENÔMENOS EXTRAÍDOS DAS INTERAÇÕES ALUNOS-PROFESSORA FORAM ANALISADOS ORIGINANDO AS SEGUINTES CATEGORIAS: FEEDBACK (FBK) E INTERAÇÃO (INTR), APONTANDO O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA COM POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA OFERTA DE INSUMO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS A PARTIR DE DIAGNÓSTICO DE CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA USO AUTÊNTICO DE RECURSOS PRESENTES NOS STORIES DO INSTAGRAM PARA A ANÁLISE LITERÁRIA NO ENSINO REMOTO.