Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO MÉDICA

Palavra-chaves: ESPIRITUALIDADE, RELIGIÃO, EDUCAÇÃO MÉDICA, , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE PODE SER INSTRUMENTO VALIOSO A SER UTILIZADO POR MÉDICOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA MELHORAR A RELAÇÃO COM O PACIENTE E SEUS FAMILIARES. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS OPINIÕES DE MÉDICOS QUE ATUAM EM UM HOSPITAL DE ENSINO SOBRE A INCLUSÃO DO TEMA ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE NO PERÍODO DE GRADUAÇÃO DO CURSO MÉDICO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM NOVE MÉDICOS QUE ATUAM NA UTI ADULTO DO HOSPITAL DE ENSINO, LOCALIZADO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE ENTREVISTA ORAL, GRAVADA EM ÁUDIO, NORTEADA POR PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS. AS ENTREVISTAS FORAM ANALISADAS UTILIZANDO-SE O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO – MODALIDADE TEMÁTICA. OS DEPOIMENTOS FORAM AGRUPADOS NOS TEMAS “IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO” E “MOMENTO OPORTUNO PARA ABORDAR O TEMA”. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES NÃO SE SENTE CONFORTÁVEL PARA ABORDAR O TEMA ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE COM PACIENTES E FAMILIARES E A JUSTIFICATIVA PARA TAL FOI A FALTA DE FORMAÇÃO NA FACULDADE E O RECEIO DE QUE A ABORDAGEM NÃO SEJA BEM ACEITA. OS ENTREVISTADOS SÓ SENTIRAM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO APÓS O TÉRMINO DO CURSO DE MEDICINA, MOMENTO EM QUE PASSARAM EFETIVAMENTE A SEREM RESPONSÁVEIS DIRETOS PELOS PACIENTES. SUGEREM POR FIM, QUE A TEMÁTICA SEJA INSERIDA NO CURRÍCULO DO CURSO DE MEDICINA, DE MODO OBRIGATÓRIO E NOS ÚLTIMOS ANOS DA FACULDADE.

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