ESTE TRABALHO FILIA-SE AO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E TEM COMO OBJETIVO PRECÍPUO COMPREENDER COMO A ENTONAÇÃO VALORATIVA, ENQUANTO CONCEITO AXIOLÓGICO, COADJUVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO PARA A CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES DE LEITURA PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. TRATA-SE DE RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA REALIZADA ATRAVÉS DO PIBIC/UNEAL-FAPEAL/2019, SOB A RESPONSABILIDADE DO GRUPO DE PESQUISA LÍNGUA, INTERAÇÃO E USO - LINTERUS, NA QUAL BUSCA-SE REFLETIR SOBRE O PAPEL DOS ELEMENTOS AXIOLÓGICOS, DISCUTIDOS PELO CÍRCULO DE BAKHTIN, EM ESPECIAL, A ENTONAÇÃO VALORATIVA, POR SE DEFENDER QUE ESSE CONHECIMENTO CONTRIBUI PARA A EFETIVAÇÃO DO ATO DE LER. COM O INTUITO DE ABORDAR A ENTONAÇÃO EM PERGUNTAS DE LEITURA, FOI UTILIZADA UMA ATIVIDADE MODELAR INSERTA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALUSIVO AO PNLD/2020, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA (AL). COMO BASE TEÓRICO-CONCEITUAL, ESTA PESQUISA ANCORA-SE NOS ESTUDOS DO CÍRCULO DE BAKHTIN, ESPECIFICAMENTE, EM BAKHTIN (2003[1979]; VOLÓCHINOV (2017[1929]; 2019[1926]) E EM INTERLOCUTORES COMO SOBRAL (2009), MENEGASSI E CAVALCANTI (2020); BEZERRA; PAIXÃO E MENEGASSI (2019) E BEZERRA (2020). COMO RESULTADO DESTE ESTUDO, APONTA-SE QUE A ENTONAÇÃO VALORATIVA, JUNTO AOS DEMAIS CONCEITOS AXIOLÓGICOS, ESTÁ PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO, NA ATUALIDADE, DE FORMA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA E QUE O RECONHECIMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO CONTRIBUI PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA.