A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFESSORES, AS ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO TAMBÉM AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ESTUDO DESSA TEMÁTICA. O NOSSO PROPÓSITO ERA RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAIS AS ESTRATÉGICAS UTILIZADAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NO ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA? QUAIS JUSTIFICATIVAS DOS PROFESSORES EM DEIXAR O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DE LADO? COM ISSO, ELEGEMOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA SEIS TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, E OS RESPECTIVOS PROFESSORES DESSAS TURMAS, DISTRIBUÍDAS NOS MUNICÍPIOS DE ALAGOINHA - PB, MULUNGU - PB E RIO TINTO – PB. CONCLUI-SE QUE COM O QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS, PERCEBEMOS QUE AS TURMAS, NA QUAL A PESQUISA FOI REALIZADA, NÃO TIVERAM O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, OU SEJA, OS PROFESSORES, POR ALGUMA RAZÃO, TRABALHARAM COM ESSA TEMÁTICA NA SALA DE AULA. PODEMOS AFIRMAR ISSO POR VÁRIOS MOTIVOS, COMO: TODAS AS QUESTÕES QUE FORAM RESOLVIDAS FORAM UTILIZADAS O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, QUANDO A QUESTÃO NÃO UTILIZAVA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM DE UMA FORMA DIRETA, A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO CONSEGUIA RESOLVER A QUESTÃO. VERIFICAMOS TAMBÉM QUE NÃO FOI UTILIZADO NENHUM TIPO DE FÓRMULA CORRESPONDENTE A QUALQUER TIPO DE AGRUPAMENTO. ASSIM, ESSA PESQUISA NOS PROPORCIONOU REFLETIR SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. DESTA FORMA, É RECOMENDÁVEL QUE OS DOCENTES TRABALHEM COM METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS, QUE FACILITEM ESSE PROCESSO.