ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER RELATO DAS DEMANDAS EXPRESSAS EM UMA PROPOSTA DE TRABALHO JÁ REALIZADAS, AS QUAIS VERSAM SOBRE O OBJETIVO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/UEMA, QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR PARA COMPREENDER TÉCNICAS/MÉTODO DE ESTUDO PARA ESTIMULAR O CÁLCULO MENTAL, E POSSIBILITAR O EXERCÍCIO DE CAPACIDADES MENTAIS COMO MEMÓRIA, DEDUÇÃO E ANÁLISE. ANALISAR MÉTODOS QUE FACILITEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A PARTIR DO CÁLCULO MENTAL. INVESTIGAR TÉCNICAS ESTRATÉGICAS FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO MENTAL NA/PARA VIDA DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, JÁ QUE ENTENDEMOS QUE NÃO HÁ DÚVIDA QUANTO À UTILIDADE DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA NOSSA ROTINA DIÁRIA. PARA QUE ESTE CONHECIMENTO FIQUE PRÓXIMO DESSA REALIDADE, O ENSINO DA MATEMÁTICA DEVE ESTAR INTEGRADO AO COTIDIANO DO ALUNO DE FORMA PRAZEROSA, SEM GERAR MEDO, SENTIMENTO DE AVERSÃO OU TEMOR PARA COM O ESTUDO DA MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DE PESQUISAS APONTAM QUE O CÁLCULO MENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ESTÁ INSERIDO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO QUE DEVE BUSCAR DESENVOLVER NAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, AS HABILIDADES DE RAPIDEZ, SEGURANÇA, PRECISÃO, CAPACIDADE DE ESTIMAR, EXERCITANDO A MEMÓRIA E FORTALECENDO O RACIOCÍNIO, AGUÇANDO A INTELIGÊNCIA, FAZENDO ASSIM UMA CONSIDERÁVEL E IMPORTANTE DIFERENÇA NO ENSINO, QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PARA O ALUNO.