DENTRO DA DIMENSÃO DOS ESTUDOS SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DOIS DOCUMENTOS GANHAM DESTAQUE: A CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SEU PROTOCOLO FACULTATIVO, QUE FORAM CONSAGRADOS NO BRASIL PELO DECRETO Nº 6.949/2009, QUE PROMULGA A CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SEU PROTOCOLO FACULTATIVO E PELA LEI Nº 13.146/2015, QUE INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. AS CONQUISTAS RESSALTADAS NESSES DOCUMENTOS, DESTACAM O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE USUFRUÍREM OS ESPAÇOS ARTÍSTICO-CULTURAIS E ESTAREM NELES EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE. ISTO PROVOCA UMA REFLEXÃO ENTRE O CARÁTER FILOSÓFICO E POLÍTICO DE REALIZAÇÃO DAS LEIS, E LEVANTA UM QUESTIONAMENTO SOBRE O PAPEL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS SOCIAIS DE TOMADAS DE DECISÕES NOS PROJETOS E PROGRAMAS INCLUSIVOS. COM ESTAS DEMANDAS EM MENTE, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR A METODOLOGIA DE CONTAÇÃO ACESSÍVEL DE HISTÓRIAS A PARTIR DO LIVRO EM MULTIFORMATO O ESPELHO MÁGICO. DENTRO DA PERSPECTIVA INCLUSIVA, NOVAS FORMAS E MANEIRAS DE CONTAR A HISTÓRIA FORAM DESENVOLVIDAS. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE EM NOSSO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, POIS ESTIMULA O HÁBITO DA ESCUTA, DA CONSCIÊNCIA REFLEXIVA, DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALÉM DE DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E A EMOÇÃO. TODO ESSE POTENCIAL NARRATIVO E FORMATIVO PASSOU A SER USADO POR DIFERENTES POVOS E CULTURAS PARA PASSAR SUAS VERDADES, TRADIÇÕES E IDEIAS.