O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR A ANÁLISE PRÉVIA OBTIDA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PERCEPÇÃO E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS ALUNOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESENVOLVIDAS NA OFICINA DE CIÊNCIAS “FAZENDO ARTE E APRENDENDO CIÊNCIAS”. A OFICINA FOI REALIZADA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CAP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) COM ALUNOS E ALUNAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (2º AO 5º ANO). A OFICINA TEVE A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA REGENTE E A PARTICIPAÇÃO DE DUAS ALUNAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). O OBJETIVO DA OFICINA FOI ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA DE FORMA LÚDICA UTILIZANDO DIVERSAS TÉCNICAS DE ARTES VISUAIS, BUSCANDO DESSA MANEIRA, MOTIVAR O INTERESSE POR ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO, E AOS POUCOS, CONDUZIR AS CRIANÇAS À UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA.