MELHORAR O ENSINO E A AVALIAÇÃO ENTRE OS ADULTOS COM NECESSIDADES BÁSICAS DE ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA É CRUCIAL PARA ATENDER ÀS METAS DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, PROPORCIONANDO MAIOR IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, AUMENTANDO OS NÍVEIS GERAIS DE PRODUTIVIDADE E MELHORIAS NO BEM-ESTAR INDIVIDUAL E SOCIAL. ESSAS ÁREAS PODEM SER APRIMORADAS POR ESTRATÉGIAS E MÉTODOS INOVADORES, ESPECIALMENTE ADEQUADOS PARA ADULTOS PERTENCENTES A VÁRIAS CATEGORIAS E CONTEXTOS. OS PROFESSORES QUE LANÇAM MÃO DESSAS ABORDAGENS SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR MELHOR O PROGRESSO E A COMPREENSÃO DESSES ALUNOS, AJUSTANDO AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES, COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ADAPTADOS ÀS SUAS NECESSIDADES. A DIVERSIDADE ENCONTRADA NESSE SEGMENTO DA EDUCAÇÃO ESTÁ RELACIONADA ÀS IDADES, EXPERIÊNCIAS DE VIDA, ABORDAGENS DE APRENDIZADO, CULTURA, ETNIA, RELIGIÃO, OCUPAÇÃO E ASSIM POR DIANTE. ASSIM ESSAS ESTRATÉGIAS E MÉTODOS TAMBÉM DEVEM ENFATIZAR O RECONHECIMENTO E A RECONSTRUÇÃO, QUANDO PRECISO FOR, DOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES ANTERIORES DOS ALUNOS, ADQUIRIDOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS FORMAIS, EDUCAÇÃO INFORMAL, ATIVIDADES DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES OU EXPERIÊNCIAS DE VIDA.