O PRESENTE ARTIGO APRESENTA COMO PROBLEMA DE PESQUISA: QUAIS DESAFIOS PARA INCLUSÃO DOS JOVENS E ADULTOS NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA MODALIDADE EJA? APRESENTANDO OBJETIVO GERAL MAIS ESPECÍFICO EM EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EJA NA REDE PÚBLICA E REGULAR DE ENSINO. NO QUE SE CONCERNE À NATUREZA DESSE TRABALHO DE PESQUISA, É DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, SENDO REALIZADA A PESQUISA ENTRE MARÇO A JULHO DE 2020. NO QUE DIZ RESPEITO Á LEGISLAÇÃO NACIONAL, MAIS PRECISAMENTE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, O DIREITO DE ACESSO E PERMANÊNCIA À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É ASSEGURADO E A OBRIGATORIEDADE DA GRATUIDADE DO ENSINO DE EJA. PARA TANTO, A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA E PARA QUE AS MESMAS TENHAM BOM ÊXITO E ALCANCE DOS SEUS OBJETIVOS, É IMPRESCINDÍVEL A EXISTÊNCIA DE UM AMBIENTE PRÓPRIO DO FAZER EDUCACIONAL, QUE É A ESCOLA, QUE FUNCIONA COMO UMA COMUNIDADE, ARTICULANDO PARTES DISTINTAS DE UM PROCESSO COMPLEXO: ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES, PAIS, VIZINHANÇA E ESTADO. UM NOVO PENSAR SOBRE A EJA TRAZ PARA O ÂMBITO ESCOLAR QUESTÕES SOBRE O HISTÓRICO DO ALUNO, POIS, EXISTEM MUITOS MOTIVOS QUE LEVAM ESSES ALUNOS A DESISTIREM, BEM COMO RETORNAR A ESTUDAR. LOGO, A MODALIDADE DE ENSINO EJA VEM POSSIBILITAR ATENDIMENTO A UM PÚBLICO AO QUAL FOI NEGADO O DIREITO À EDUCAÇÃO DURANTE UM PERÍODO DA VIDA SEJA POR DEFICIÊNCIA DO SISTEMA DE ENSINO REGULAR E POR QUESTÕES PESSOAIS DO ALUNO.