O JOGO PODE SE TRANSFORMAR EM DANÇA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA ESCOLA PÚBLICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69056 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 5919 "titulo" => "O JOGO PODE SE TRANSFORMAR EM DANÇA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O TRABALHO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NA ESCOLA E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO NAS AULAS DE DANÇA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º E 2º GRAUS VICENTE DE FRANÇA MONTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. DENTRE AS VIABILIDADES PARA SE TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ELEGEU-SE PARTIR DE INVESTIGAÇÕES CORPORAIS, POR MEIO DO JOGO, COMO PONTO REFERENCIAL PARA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O NOSSO ESCRITO TEM POR OBJETIVOS REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DA DANÇA COM CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES; INDICAR UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR A DANÇA POR MEIO DO JOGO; CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS CORPORAIS TRAZIDAS PELOS ESTUDANTES. DEFINIMOS QUE A METODOLOGIA UTILIZADA ENVOLVE A PESQUISA DESCRITIVA QUALITATIVA SOB UM VIÉS DO ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL. A ESCOLHA DO TEMA PROPOSTO FAVORECE AO CONHECIMENTO, À VALORIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO CORPORAL POR PARTE DOS DISCENTES, BEM COMO, CONTRIBUI PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES INCLUSIVAS E SIMBÓLICAS QUE SE INSCREVEM HISTORICAMENTE PELO CORPO. PERCEBE-SE QUE TRABALHAR COM O CONTEÚDO, DE FORMA INCLUSIVA, PERMITE AMPLIAR AS VISÕES INTRÍNSECAS DOS EDUCANDOS SOBRE O MODO DE PERCEBER O MUNDO, COMO TAMBÉM, POSSIBILITA A DESCOBERTA DE OUTROS MODOS DE CONTEXTUALIZAR A DANÇA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS NO DECORRER DA PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DA DANÇA, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID5919_07092020222020.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANDREIA MELO" "autor_email" => "andreia88melo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69056 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 5919 "titulo" => "O JOGO PODE SE TRANSFORMAR EM DANÇA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O TRABALHO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NA ESCOLA E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO NAS AULAS DE DANÇA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º E 2º GRAUS VICENTE DE FRANÇA MONTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. DENTRE AS VIABILIDADES PARA SE TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ELEGEU-SE PARTIR DE INVESTIGAÇÕES CORPORAIS, POR MEIO DO JOGO, COMO PONTO REFERENCIAL PARA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O NOSSO ESCRITO TEM POR OBJETIVOS REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DA DANÇA COM CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES; INDICAR UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR A DANÇA POR MEIO DO JOGO; CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS CORPORAIS TRAZIDAS PELOS ESTUDANTES. DEFINIMOS QUE A METODOLOGIA UTILIZADA ENVOLVE A PESQUISA DESCRITIVA QUALITATIVA SOB UM VIÉS DO ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL. A ESCOLHA DO TEMA PROPOSTO FAVORECE AO CONHECIMENTO, À VALORIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO CORPORAL POR PARTE DOS DISCENTES, BEM COMO, CONTRIBUI PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES INCLUSIVAS E SIMBÓLICAS QUE SE INSCREVEM HISTORICAMENTE PELO CORPO. PERCEBE-SE QUE TRABALHAR COM O CONTEÚDO, DE FORMA INCLUSIVA, PERMITE AMPLIAR AS VISÕES INTRÍNSECAS DOS EDUCANDOS SOBRE O MODO DE PERCEBER O MUNDO, COMO TAMBÉM, POSSIBILITA A DESCOBERTA DE OUTROS MODOS DE CONTEXTUALIZAR A DANÇA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS NO DECORRER DA PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DA DANÇA, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID5919_07092020222020.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANDREIA MELO" "autor_email" => "andreia88melo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }