ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA E QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO EXIGIDAS DO PROFESSOR BILÍNGUE, E DENTRE OUTROS OBJETIVOS ESTÃO, ESCLARECER DO QUE SE TRATA UMA ESCOLA BILÍNGUE, REFLETIR ACERCA DO CONTEXTO HISTÓRICO DO BILINGUISMO NO BRASIL, IDENTIFICAR QUAL É O CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR BILÍNGUE, RELATAR QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DA ÁREA E, POR FIM, DESCREVER UMA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA BILÍNGUE BASEADA EM UMA ENTREVISTA COM UM PROFESSOR QUE ATUA NA ÁREA. PORTANTO NOSSA PROBLEMÁTICA SE REMETE A RESPONDER COMO SE DÁ A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR BILÍNGUE. CONSIDERAMOS NESTA PESQUISA AUTORES COMO SALGADO; MATOS; CORREA E ROCHA (2009), MEGALE E LIBERALI (2016), DAMASCENO (2013), DAVID E DAVID. OS RESULTADOS OBTIDOS DESTACAM A NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO, DEFINIÇÃO E DIRETRIZES CURRICULARES ESPECÍFICAS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO, BEM COMO, A NECESSIDADE ESPECÍFICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA TAL. ATRAVÉS DESTE ESTUDO CONCLUI-SE QUE, O BRASIL TEM UMA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O ENSINO BILÍNGUE, BEM COMO, UMA FORTE PLURALIDADE CULTURAL E LINGUÍSTICA.