ESTA PESQUISA VERSA SOBRE UMA REFLEXÃO DAS PRÁXIS EDUCATIVAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL QUE É A AULA DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA, SOB A ORIENTAÇÃO DOS DOCENTES DOS COMPONENTES CURRICULARES: GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ÁGUIA COLÉGIO E CURSO DO .MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB, COM AS TURMAS DO 6º ANO E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. DESSE MODO O OBJETIVO DESSE ESTUDO É DESCREVER AS ESSÊNCIAS POTENCIALIZADORAS NATURAIS DO REFERIDO PARQUE. O DIRECIONAMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NESTA PESQUISA É BASEADO NOS PROCEDIMENTOS E MÉTODOS INDICADOS POR BAITZ (2006), A CATEGORIA DE ANÁLISE GEOGRÁFICA PAISAGEM, DISTRIBUIÇÃO DE UM PANFLETO AOS DISCENTES COM O ROTEIRO DA ATIVIDADE DE CAMPO E EXPLANAÇÕES ORAIS PELOS DOCENTES E PELOS GUIAS LOCAIS. PORTANTO PARA QUE ESTE PATRIMÔNIO NATURAL SEJA PRESERVADO SEUS VALORES INTRÍNSECOS, CIENTÍFICO, CULTURAL E DIDÁTICO, SUGERE-SE O PLANEJAMENTO AMBIENTAL ALIADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA SUSTENTÁVEL.