O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA BREVE CONTRIBUIÇÃO REFERENTE AOS ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS ASSOCIADOS ÀS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN; ALÉM DISTO, VISA TAMBÉM ABORDAR AS CORRELAÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA, ESTABELECENDO UM PARALELO ENTRE AS REFERIDAS ÁREAS, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DE SEREM ESTIMULADAS INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS, COM O INTUITO DE RESPALDAR O FAZER PSICOPEDAGÓGICO, CLÍNICO E INSTITUCIONAL, DE SUJEITOS COM A REFERIDA SÍNDROME. A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ABORDA UM TEMA RELEVANTE PARA A AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, POR ENVOLVER O ESTUDO AMPLO DAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DO SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN ALIADO À SUA PERFORMANCE NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E A IMPORTÂNCIA DE UM FAZER PSICOPEDAGÓGICO RESPALDADO EM INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS. O TRABALHO EM VOGA ESTÁ FUNDAMENTADO NAS CONSIDERAÇÕES DE SILVA (2010) E BOSSA (2011) NO QUE SE REFEREM AOS CONCEITOS PSICOPEDAGÓGICOS; MARCONI & PRESOTTO (2009) E MATTA (2010) NOS PRINCÍPIOS INTRODUTÓRIOS ANTROPOLÓGICOS; MACHADO (2014) COM ENFOQUE NA SÍNDROME DE DOWN, DENTRE OUTROS QUE FUNDAMENTAM AS QUESTÕES DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E DA SÍNDROME EM ANÁLISE. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBEU-SE QUE OS FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DEVEM SUBSIDIAR O FAZER PSICOPEDAGÓGICO, EMBASANDO A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, ABRINDO COM ISTO A POSSIBILIDADE DE UM OLHAR PLURAL DIANTE DO HOMEM, DE SUAS PRODUÇÕES E DE SEU COMPORTAMENTO, OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA; E, COM ISTO, SER POSSÍVEL VERIFICAR AVANÇOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.