METODOLOGIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE 6º E 7º ANOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68865 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 4468 "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE 6º E 7º ANOS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, EXPLORATÓRIA QUALITATIVA, FOI REALIZADA COM 39 ESCOLARES DE 6º E 7º ANOS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL, NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO EM 2018, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO, APÓS DOIS TRIMESTRES MINISTRANDO AULAS VALENDO-SE DA METODOLOGIA ATIVA E DA METODOLOGIA TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE BUSCAR SUBSÍDIOS PRÁTICOS QUE EVIDENCIEM A EFICÁCIA DA METODOLOGIA ATIVA, SE DE FATO ELA DESENVOLVE O QUE PROPÕE, CRITICANDO-A A PARTIR DE QUEM A VIVENCIOU, NÃO PELOS OLHOS DOCENTES MAS PELOS OLHOS DISCENTES, OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE APRENDER A APRENDER. BUSCOU-SE COMPREENDER A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA DO PENSAMENTO TRADICIONAL, PARA O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE DESCREVENDO O NOVO MOMENTO EDUCACIONAL QUE FERTILIZA O SURGIMENTO E NECESSIDADE DE NOVAS METODOLOGIAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ APRENDIZAGEM NAS DUAS METODOLOGIAS, PORÉM, MESMO COM A MAIORIA DOS ESTUDANTES TENDO MAIOR FACILIDADE DE APRENDIZAGEM NO MÉTODO TRADICIONAL, ABREM MÃO DELA EM FUNÇÃO DO PRAZER E ALEGRIA EM APRENDER, REVELANDO ALÉM DESTES, SENTIMENTOS DE VERGONHA AO SE EXPOR E MOTIVAÇÃO POR PODEREM INTERAGIR E REALIZAR ATIVIDADES DIFERENTES. JÁ NA METODOLOGIA TRADICIONAL OS SENTIMENTOS DE TÉDIO E CANSAÇO TOMAM MAIOR PROPORÇÃO, DESMOTIVANDO OS ESTUDANTES PRINCIPALMENTE POR FICAREM MUITO SENTADOS E COPIAREM MUITOS TEXTOS, SEM PODER INTERAGIR E EXPOR SUAS OPINIÕES. DESSA FORMA RESPONDEU-SE AO PROBLEMA DA PESQUISA QUE FOI A IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA METODOLOGIAS QUE FAZEM COM QUE OS EDUCANDOS GOSTEM DELAS OU NÃO E QUAIS OS PROBLEMAS QUE IDENTIFICAM NELAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA TRADICIONAL, PARADIGMAS EDUCACIONAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID4468_13082020211907.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANE BEATRIZ ELY" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE" "autor_email" => "fisikla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA" "autor_imagem" => "5f17b4cf004e1_22072020_003855.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68865 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 4468 "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE 6º E 7º ANOS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, EXPLORATÓRIA QUALITATIVA, FOI REALIZADA COM 39 ESCOLARES DE 6º E 7º ANOS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL, NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO EM 2018, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO, APÓS DOIS TRIMESTRES MINISTRANDO AULAS VALENDO-SE DA METODOLOGIA ATIVA E DA METODOLOGIA TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE BUSCAR SUBSÍDIOS PRÁTICOS QUE EVIDENCIEM A EFICÁCIA DA METODOLOGIA ATIVA, SE DE FATO ELA DESENVOLVE O QUE PROPÕE, CRITICANDO-A A PARTIR DE QUEM A VIVENCIOU, NÃO PELOS OLHOS DOCENTES MAS PELOS OLHOS DISCENTES, OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE APRENDER A APRENDER. BUSCOU-SE COMPREENDER A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA DO PENSAMENTO TRADICIONAL, PARA O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE DESCREVENDO O NOVO MOMENTO EDUCACIONAL QUE FERTILIZA O SURGIMENTO E NECESSIDADE DE NOVAS METODOLOGIAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ APRENDIZAGEM NAS DUAS METODOLOGIAS, PORÉM, MESMO COM A MAIORIA DOS ESTUDANTES TENDO MAIOR FACILIDADE DE APRENDIZAGEM NO MÉTODO TRADICIONAL, ABREM MÃO DELA EM FUNÇÃO DO PRAZER E ALEGRIA EM APRENDER, REVELANDO ALÉM DESTES, SENTIMENTOS DE VERGONHA AO SE EXPOR E MOTIVAÇÃO POR PODEREM INTERAGIR E REALIZAR ATIVIDADES DIFERENTES. JÁ NA METODOLOGIA TRADICIONAL OS SENTIMENTOS DE TÉDIO E CANSAÇO TOMAM MAIOR PROPORÇÃO, DESMOTIVANDO OS ESTUDANTES PRINCIPALMENTE POR FICAREM MUITO SENTADOS E COPIAREM MUITOS TEXTOS, SEM PODER INTERAGIR E EXPOR SUAS OPINIÕES. DESSA FORMA RESPONDEU-SE AO PROBLEMA DA PESQUISA QUE FOI A IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA METODOLOGIAS QUE FAZEM COM QUE OS EDUCANDOS GOSTEM DELAS OU NÃO E QUAIS OS PROBLEMAS QUE IDENTIFICAM NELAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA TRADICIONAL, PARADIGMAS EDUCACIONAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID4468_13082020211907.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANE BEATRIZ ELY" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE" "autor_email" => "fisikla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA" "autor_imagem" => "5f17b4cf004e1_22072020_003855.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }