O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO ELABORADA A PARTIR DOS MÉTODOS COOPERATIVOS FILA COOPERATIVA, MÉTODO DOS PARES E TESTE COOPERATIVO TENDO EM VISTA OS SUPOSTOS METODOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA. ESTA METODOLOGIA DE ENSINO EM PEQUENOS GRUPOS VEM SE CONSOLIDANDO COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES, FORTALECER AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROMOVER O AJUSTAMENTO PSICOLÓGICO. ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI ELABORADA PARA SER DESENVOLVIDA EM 6 AULA DE 50 MINUTOS, SENDO COMPOSTA POR TRÊS ATIVIDADES QUE OBJETIVAM: (I) INTRODUZIR O CONCEITO DE MÁQUINAS TÉRMICAS COM ÊNFASE NA RELAÇÃO CALOR, TRABALHO, ENERGIA E O PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA; (II) COMPREENDER A RELAÇÃO TRABALHO-ENERGIA TENDO EM VISTA A FUNCIONAMENTO DAS MÁQUINAS TÉRMICAS E, (III) COMPREENDER QUE NENHUMA MÁQUINA TÉRMICA OPERANDO EM CICLO É CAPAZ DE CONVERTER INTEGRALMENTE CALOR EM TRABALHO. PODEMOS JUSTIFICAR A ESCOLHA DA TEMÁTICA PELA SUA IMPORTÂNCIA PRÁTICA EM DIFERENTES ÁREAS DA INDÚSTRIA, BEM COMO PELA ESCASSEZ DE PROPOSTAS DE PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO MÉDIO ANCORADAS NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA.