Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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(RE)EXISTÊNCIAS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR DURANTE A PANDEMIA: REDIMENSIONAMENTO DA DOCÊNCIA SOB ENFOQUE COLABORATIVO

Palavra-chaves: GRUPO DE APOIO ENTRE PROFESSORES, ATENDIMENTO HOSPITALAR, ENSINO COLABORATIVO, INCLUSÃO EDUCACIONAL E DIGITAL, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade

Resumo

ESTE ARTIGO ABORDA O COTIDIANO DE TRABALHO DE UM GRUPO DE DOCENTES QUE ATUAM EM UM HOSPITAL INFANTIL E QUE FORMARAM UM GRUPO DE APOIO ENTRE PROFESSORES PARA PROMOVER APOIO EMOCIONAL E PRÁTICO À DOCÊNCIA COM ENFOQUE INCLUSIVO. SOB COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO INALIENÁVEL O GRUPO DISCUTIU E PROBLEMATIZOU BARREIRAS A APRENDIZAGEM E AO ENSINO E BUSCOU CRIAR ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO A DIVERSIDADE DURANTE ENCONTROS ENTRE SEUS MEMBROS, INTENSIFICANDO ESFORÇOS DIANTE DA PANDEMIA QUE PROVOCOU O FECHAMENTO DE ESCOLAS E OCASIONOU A NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL, SITUAÇÃO QUE DEMANDOU AÇÕES E ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS TENDO EM VISTA A REALIDADE HOSPITALAR E O PÚBLICO ALI ATENDIDO: CRIANÇAS E JOVENS EM TRATAMENTO DE SAÚDE E AFASTADOS DA ESCOLA DE ORIGEM. ADOTA-SE A PERSPECTIVA DA THC – TEORIA HISTÓRICO CULTURAL NA ANÁLISE DO FENÔMENO EDUCACIONAL, ARGUMENTA-SE, ASSIM,SOBRE A EDUCAÇÃO COMO UM ATO DE AFETAR E SER AFETADO, DEFENDENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE SENTIR E FAZER. FRENTE À ATUAL PANDEMIA O GRUPO PROBLEMATIZOU A DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRA DIANTE AO ENSINO REMOTO E AS LIMITAÇÕES DE INTERAÇÃO IMPOSTAS PELO ISOLAMENTO SOCIAL, DISCUTINDO A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES EM TRATAMENTO DE SAÚDE NA ATUAL CONFIGURAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA. DISCUTIU, PORTANTO, SOBRE A INOPERÂNCIA DAS POLÍTICAS ATUAIS EM PROVER RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS SUFICIENTES AO ATENDIMENTO A ESTE PÚBLICO, SOB OBJETIVO DE CRIAR DISPOSITIVOS PARA DAR MAIOR VISIBILIDADE AOS ESTUDANTES E PROFESSORES DESTE SEGMENTO. OS RESULTADOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO E PELO GRUPO DEMONSTRARAM QUE A UNIÃO E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES LEVOU AO APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS EM USO, ASSIM COMO PROMOVEU LAÇOS DE PERTENÇA QUE OFERECERAM, ALÉM DO APOIO PRÁTICO, APOIO EMOCIONAL FRENTE ÀS DEMANDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS, APOIOS ESTENDIDOS AOS ESTUDANTES E SEUS FAMILIARES. O RECURSO TECNOLÓGICO, ANTES UTILIZADO DE FORMA PONTUAL, FOI RESSIGNIFICADO E NOVAS POSSIBILIDADES FORAM EXPLORADAS TANTO NO PROCESSO DE ENSINAR QUANTO DE APRENDER.

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