A EDUCAÇÃO É O PROCESSO PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. ENTRETANTO, AO MESMO TEMPO EM QUE SE APRESENTA TÃO NECESSÁRIA, O ACESSO A ESTE DIREITO É AFETADO POR UMA SÉRIE DE QUESTÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS, TORNANDO-SE INEFICAZ, SOBRETUDO NA VIDA DAQUELES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. ESTE ARTIGO PROPÕE ANALISAR PONTOS ESTRATÉGICOS DO PROJETO PREPARATÓRIO PARA O ENSINO MÉDIO, REALIZADO NO COMPLEXO DA MARÉ, ZONA NORTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, PARA A CONTINUIDADE E EFICÁCIA DAS ATIVIDADES VIRTUAIS OFERECIDAS NO ATUAL PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. PARA ISSO, SERÁ CONSIDERADO, AINDA, O CONTEXTO SOCIAL DOS ESTUDANTES E SEUS FAMILIARES, RELACIONANDO COM CONCEITOS IMPORTANTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO. A PARTIR DE REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO, DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS E DA RESPOSTA DOS ESTUDANTES A TAIS AÇÕES, CONCLUI-SE QUE, A PARTIR DA CRIAÇÃO DE VÍNCULOS COM OS JOVENS, EM UNIDADE COM UM OLHAR PEDAGÓGICO INCLUSIVO E PARTICIPATIVO, NOVOS MECANISMOS POSITIVOS PODEM SURGIR.