ESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) SOBRE EMOÇÕES E EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ENSINO SUPERIOR, COM OBJETIVO DE COMPREENDER O(S) CONCEITO(S) DE EMOÇÕES PRIMÁRIAS (NATURAIS) E DE QUE FORMA A EMOÇÃO DO MEDO É SOCIALMENTE CONSTRUÍDA NO AMBIENTE ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR, BEM COMO OS IMPACTOS CAUSADOS POR ELA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E INTER-RELACIONAIS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFPB. ELABORADA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE, AS INQUIETAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA DESENCADEARAM A PESQUISA QUALITATIVA, REALIZADA A PARTIR DE DADOS COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ONLINE. TEORICAMENTE CONSIDEROU OS ESTUDOS DE SOCIÓLOGOS QUE SÃO REFERÊNCIA NA ÁREA. FORAM OBTIDOS COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A PREDOMINÂNCIA DA EMOÇÃO DO MEDO CONSTRUÍDA SOCIALMENTE NAS RELAÇÕES SOCIAIS DO MEIO ACADÊMICO E OS IMPACTOS NEGATIVOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES.