A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6736 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 847 "inscrito_id" => 5036 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de analisar a formação do professor de Língua Inglesa, com enfoque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) entendendo como/se a formação inicial docente trabalha e qualifica para o uso destas, e como a formação continuada favorece o trabalho do professor neste novo paradigma. Para tal, realizamos um estudo de caso com professores formados em instituições públicas de ensino superior e atuantes em escolas públicas, especificamente em turmas de ensino médio regular, e através da aplicação de um questionário realizamos a análise e comparação dos dados em relação ao aporte teórico. Nesta perspectiva, procuramos compreender a importância de uma formação inicial que enfoque o uso das novas tecnologias na sala de aula, e da formação continuada como aperfeiçoamento, em especial, para professores de Língua Inglesa. Fundamentados nos estudos de Cope e Kalantziz (2000) que sugerem que a transformação da sociedade traz a tona o ajuste não somente das escolas, mas também dos profissionais que fazem a educação, visto que esse paradigma faz com que com o professor precise adquirir novas habilidades acerca da tomada de decisões, de iniciativas, assim como do pensamento crítico em relação às papéis que lhes são atribuídos e de Bettega (2010) quando sugere que a formação contínua do docente é importante, pois pode corrigir distorções da formação inicial e auxiliar nas transformações necessárias que estejam ocorrendo, tais como o uso das tecnologias. Deste modo, percebemos que a nova ordem mundial que se desenha a partir da globalização, e que dissemina o uso das inovações tecnológicas traz a tona a necessidade de correlacionar o ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias na sala de aula, desde a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_55_44_idinscrito_5036_f5e634e6ef6df1c78b14acebf23734dd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6736 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 847 "inscrito_id" => 5036 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de analisar a formação do professor de Língua Inglesa, com enfoque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) entendendo como/se a formação inicial docente trabalha e qualifica para o uso destas, e como a formação continuada favorece o trabalho do professor neste novo paradigma. Para tal, realizamos um estudo de caso com professores formados em instituições públicas de ensino superior e atuantes em escolas públicas, especificamente em turmas de ensino médio regular, e através da aplicação de um questionário realizamos a análise e comparação dos dados em relação ao aporte teórico. Nesta perspectiva, procuramos compreender a importância de uma formação inicial que enfoque o uso das novas tecnologias na sala de aula, e da formação continuada como aperfeiçoamento, em especial, para professores de Língua Inglesa. Fundamentados nos estudos de Cope e Kalantziz (2000) que sugerem que a transformação da sociedade traz a tona o ajuste não somente das escolas, mas também dos profissionais que fazem a educação, visto que esse paradigma faz com que com o professor precise adquirir novas habilidades acerca da tomada de decisões, de iniciativas, assim como do pensamento crítico em relação às papéis que lhes são atribuídos e de Bettega (2010) quando sugere que a formação contínua do docente é importante, pois pode corrigir distorções da formação inicial e auxiliar nas transformações necessárias que estejam ocorrendo, tais como o uso das tecnologias. Deste modo, percebemos que a nova ordem mundial que se desenha a partir da globalização, e que dissemina o uso das inovações tecnológicas traz a tona a necessidade de correlacionar o ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias na sala de aula, desde a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_55_44_idinscrito_5036_f5e634e6ef6df1c78b14acebf23734dd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }