Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6736
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 847
    "inscrito_id" => 5036
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de analisar a formação do professor de Língua Inglesa, com enfoque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) entendendo como/se a formação inicial docente trabalha e qualifica para o uso destas, e como a formação continuada favorece o trabalho do professor neste novo paradigma. Para tal, realizamos um estudo de caso com professores formados em instituições públicas de ensino superior e atuantes em escolas públicas, especificamente em turmas de ensino médio regular, e através da aplicação de um questionário realizamos a análise e comparação dos dados em relação ao aporte teórico.  Nesta perspectiva, procuramos compreender a importância de uma formação inicial que enfoque o uso das novas tecnologias na sala de aula, e da formação continuada como aperfeiçoamento, em especial, para professores de Língua Inglesa. Fundamentados nos estudos de Cope e Kalantziz (2000) que sugerem que a transformação da sociedade traz a tona o ajuste não somente das escolas, mas também dos profissionais que fazem a educação, visto que esse paradigma faz com que com o professor precise adquirir novas habilidades acerca da tomada de decisões, de iniciativas, assim como do pensamento crítico em relação às papéis que lhes são atribuídos e de Bettega (2010) quando sugere que a formação contínua do docente é importante, pois pode corrigir distorções da formação inicial e auxiliar nas transformações necessárias que estejam ocorrendo, tais como o uso das tecnologias. Deste modo, percebemos que a nova ordem mundial que se desenha a partir da globalização, e que dissemina o uso das inovações tecnológicas traz a tona a necessidade de correlacionar o ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias na sala de aula, desde a formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_55_44_idinscrito_5036_f5e634e6ef6df1c78b14acebf23734dd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA"
    "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6736
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 847
    "inscrito_id" => 5036
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de analisar a formação do professor de Língua Inglesa, com enfoque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) entendendo como/se a formação inicial docente trabalha e qualifica para o uso destas, e como a formação continuada favorece o trabalho do professor neste novo paradigma. Para tal, realizamos um estudo de caso com professores formados em instituições públicas de ensino superior e atuantes em escolas públicas, especificamente em turmas de ensino médio regular, e através da aplicação de um questionário realizamos a análise e comparação dos dados em relação ao aporte teórico.  Nesta perspectiva, procuramos compreender a importância de uma formação inicial que enfoque o uso das novas tecnologias na sala de aula, e da formação continuada como aperfeiçoamento, em especial, para professores de Língua Inglesa. Fundamentados nos estudos de Cope e Kalantziz (2000) que sugerem que a transformação da sociedade traz a tona o ajuste não somente das escolas, mas também dos profissionais que fazem a educação, visto que esse paradigma faz com que com o professor precise adquirir novas habilidades acerca da tomada de decisões, de iniciativas, assim como do pensamento crítico em relação às papéis que lhes são atribuídos e de Bettega (2010) quando sugere que a formação contínua do docente é importante, pois pode corrigir distorções da formação inicial e auxiliar nas transformações necessárias que estejam ocorrendo, tais como o uso das tecnologias. Deste modo, percebemos que a nova ordem mundial que se desenha a partir da globalização, e que dissemina o uso das inovações tecnológicas traz a tona a necessidade de correlacionar o ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias na sala de aula, desde a formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_09_55_44_idinscrito_5036_f5e634e6ef6df1c78b14acebf23734dd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA"
    "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a formação do professor de Língua Inglesa, com enfoque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) entendendo como/se a formação inicial docente trabalha e qualifica para o uso destas, e como a formação continuada favorece o trabalho do professor neste novo paradigma. Para tal, realizamos um estudo de caso com professores formados em instituições públicas de ensino superior e atuantes em escolas públicas, especificamente em turmas de ensino médio regular, e através da aplicação de um questionário realizamos a análise e comparação dos dados em relação ao aporte teórico. Nesta perspectiva, procuramos compreender a importância de uma formação inicial que enfoque o uso das novas tecnologias na sala de aula, e da formação continuada como aperfeiçoamento, em especial, para professores de Língua Inglesa. Fundamentados nos estudos de Cope e Kalantziz (2000) que sugerem que a transformação da sociedade traz a tona o ajuste não somente das escolas, mas também dos profissionais que fazem a educação, visto que esse paradigma faz com que com o professor precise adquirir novas habilidades acerca da tomada de decisões, de iniciativas, assim como do pensamento crítico em relação às papéis que lhes são atribuídos e de Bettega (2010) quando sugere que a formação contínua do docente é importante, pois pode corrigir distorções da formação inicial e auxiliar nas transformações necessárias que estejam ocorrendo, tais como o uso das tecnologias. Deste modo, percebemos que a nova ordem mundial que se desenha a partir da globalização, e que dissemina o uso das inovações tecnológicas traz a tona a necessidade de correlacionar o ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias na sala de aula, desde a formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.