Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULAÇÃO DE PCR(REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE) EM SALA DE AULA, EM ESCOLA PUBLICA NO MUNICIPIO DE PARNAIBA,PI

Palavra-chaves: CONHECIMENTO CIENTÍFICO, GENÉTICA MOLECULAR, SIMULAÇÃO Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os grandes avanços científicos, que ocorreram recentemente na área de Biologia e, especialmente no ramo da genética geraram um volume muito grande de novas informações e de conhecimentos mais complexos nessa área. Dessa forma torna-se imprescindível que o sistema educacional atenda as exigências decorrentes do estado atual do conhecimento cientifico e promova a alfabetização cientifica dos alunos para que estes possam participar de modo crítico e democrático, em debates sobre os avanços biotecnológicos que permeiam o nosso meio. Em face disso, optou-se por uma simulação em sala de aula, incluindo conceitos básicos sobre a temática PCR, contrapondo o ensino tradicional, promovendo dessa forma os alunos a se apropriar de conteúdos e procedimentos científicos. Foi elaborado e aplicado questionários pré-teste e pós-teste contendo cinco questões abertas. A atividade foi desenvolvida em um escola pública localizada na cidade de Parnaíba-PI, tendo como participantes 25 alunos do 3° ano do ensino médio. Inicialmente foi aplicado o pré-teste, e posteriormente foi realizada uma aula expositiva dialogada ministrada em sala utilizando Data Show, montagem da simulação em moldes de papel cartão, seguido de um pós-teste, sendo que este repetia as mesmas perguntas do pré-teste, apenas mudando o tempo verbal. Cada grupo composto por cinco alunos recebeu um quite contendo uma representação da fita dupla de DNA, nucleotídeos e dois primers. O modelo didático descreve as três etapas da PCR. As respostas foram analisadas antes e após o processo de intervenção. Quando perguntado o que é DNA, 72% dos alunos se mostraram confusos, apresentando ideias incorretas, correlacionando DNA com o teste para identificação de paternidade. Quando perguntado sobre duplicação de DNA, 48% responderam erradamente associando duplicação com a técnica de clonagem. Quando perguntado qual enzima responsável pela adição de nucleotídeos durante a replicação do DNA, 84% dos alunos afirmaram não saber, 16% responderam erradamente RNA. Quando perguntado em que momento o primer atua durante a replicação do DNA, 92% desconheciam essa resposta, 8% respondeu erradamente que ocorre durante a duplicação dos genes. Quando perguntado o que você sabe sobre PCR, 96% deixaram em branco, apenas 4% dos alunos, respondeu que se tratava de um método de amplificação de DNA. Esses dados revelam a forma fragmentada como o ensino vem sendo conduzido. Mesmo após o processo de intervenção percebeu-se que grande parte dos alunos ainda apresentou conceitos equivocados que envolvem o processo estudado. Tal fato pode está relacionado a uma certa dificuldade com a terminologia científica, considerada um dos problemas relacionados com a defasagem de aprendizagem, pois os alunos não conseguem se apropriar do conceito, tornando-se difícil na hora de fixar os conteúdos. Contudo foi obtido respostas cientificamente corretas. A comparação dos dados coletados entre o pré-teste e o pós-teste, aplicados no início e após o processo de intervenção constatou-se que a utilização de uma atividade de simulação simples, contribuiu para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos básicos relacionados à temática PCR. Possibilitando dessa forma a utilização de um recurso didático diferenciado, nas aulas de genética molecular, e ainda estimulando a participação do aluno e desmistifica pré-conhecimentos errôneos.

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