WEBAULA ASSÍNCRONA: UMA ABORDAGEM AUDIO-VISUAL PARA A EXPOSIÇÃO INTELIGÍVEL DE CONTEÚDOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8046 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 3439 "titulo" => "WEBAULA ASSÍNCRONA: UMA ABORDAGEM AUDIO-VISUAL PARA A EXPOSIÇÃO INTELIGÍVEL DE CONTEÚDOS" "resumo" => "Um dos maiores problemas dos estudantes brasileiros é a dificuldade de leitura, escrita e a compreensão de operações básicas da matemática. Estudos mostram que apenas 1 (um) em cada 4 (quatro) brasileiros domina leitura, escrita e matemática. Essa situação é um complicador para o ensino presencial, uma vez que os alunos podem não compreender os conteúdos apresentados no material didático. Entretanto, essa deficiência é potencializada quando verificada no ensino a distância; nesse contexto, por mais dialógico que seja o material impresso, o aluno pode não compreender o que está escrito, inviabilizando a apreensão dos conteúdos apresentados; isto pode ter o efeito de reprová-lo, impedindo sua progressão acadêmica e até excluí-lo do curso, dificultando sua ascensão social. Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma nova abordagem para a apresentação de conteúdos no ensino a distância: as WebAulas Assíncronas; essas aulas são vídeos explicando cada tópico de cada capítulo do material impresso, numa relação um para um, ou seja, cada tópico corresponde a um vídeo. O objetivo desses vídeos é que o professor leia o material impresso para o aluno, explicando-o detalhadamente, procurando suprir sua deficiência de leitura; já a estratégia de subdividir esses vídeos em tópicos ao invés de um vídeo único é necessária para que o aluno não perca a atenção em vídeos mais longos. O ambiente de aplicação dessa pesquisa é o curso técnico de informática a distância do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) campus Colatina, disciplina de Programação Orientada a Objetos. O marco teórico da pesquisa aborda os passos de ensinar e aprender na visão de Cipriano Luckesi; a metodologia utilizará abordagens quantitativas e qualitativas e como procedimento técnico “quase-experimento”; o objeto da investigação são turmas dos semestres 2014/1 e 2015/1 do curso técnico de informática a distância do IFES - Campus Colatina, cujo desempenho será comparado; o foco da investigação é analisar as potencialidades da WebAula Assíncrona em 3 (três) problemas detectados: baixa participação, baixo rendimento acadêmico e, por consequência, alta repetência. Como resultado espera-se estimular uma maior participação do aluno, com a correspondente melhora do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO A DISTÂNCIA, PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_07_2014_15_59_10_idinscrito_3439_3f4753321df5951276136633dd344f56.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANY FROSSARD TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANY" "autor_email" => "giovany@ifes.edu.br" "autor_ies" => "IFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8046 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 3439 "titulo" => "WEBAULA ASSÍNCRONA: UMA ABORDAGEM AUDIO-VISUAL PARA A EXPOSIÇÃO INTELIGÍVEL DE CONTEÚDOS" "resumo" => "Um dos maiores problemas dos estudantes brasileiros é a dificuldade de leitura, escrita e a compreensão de operações básicas da matemática. Estudos mostram que apenas 1 (um) em cada 4 (quatro) brasileiros domina leitura, escrita e matemática. Essa situação é um complicador para o ensino presencial, uma vez que os alunos podem não compreender os conteúdos apresentados no material didático. Entretanto, essa deficiência é potencializada quando verificada no ensino a distância; nesse contexto, por mais dialógico que seja o material impresso, o aluno pode não compreender o que está escrito, inviabilizando a apreensão dos conteúdos apresentados; isto pode ter o efeito de reprová-lo, impedindo sua progressão acadêmica e até excluí-lo do curso, dificultando sua ascensão social. Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma nova abordagem para a apresentação de conteúdos no ensino a distância: as WebAulas Assíncronas; essas aulas são vídeos explicando cada tópico de cada capítulo do material impresso, numa relação um para um, ou seja, cada tópico corresponde a um vídeo. O objetivo desses vídeos é que o professor leia o material impresso para o aluno, explicando-o detalhadamente, procurando suprir sua deficiência de leitura; já a estratégia de subdividir esses vídeos em tópicos ao invés de um vídeo único é necessária para que o aluno não perca a atenção em vídeos mais longos. O ambiente de aplicação dessa pesquisa é o curso técnico de informática a distância do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) campus Colatina, disciplina de Programação Orientada a Objetos. O marco teórico da pesquisa aborda os passos de ensinar e aprender na visão de Cipriano Luckesi; a metodologia utilizará abordagens quantitativas e qualitativas e como procedimento técnico “quase-experimento”; o objeto da investigação são turmas dos semestres 2014/1 e 2015/1 do curso técnico de informática a distância do IFES - Campus Colatina, cujo desempenho será comparado; o foco da investigação é analisar as potencialidades da WebAula Assíncrona em 3 (três) problemas detectados: baixa participação, baixo rendimento acadêmico e, por consequência, alta repetência. Como resultado espera-se estimular uma maior participação do aluno, com a correspondente melhora do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO A DISTÂNCIA, PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_07_2014_15_59_10_idinscrito_3439_3f4753321df5951276136633dd344f56.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANY FROSSARD TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANY" "autor_email" => "giovany@ifes.edu.br" "autor_ies" => "IFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }