FORMAÇÃO CONTINUADA: PAPEIS E ATORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7312 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 5441 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: PAPEIS E ATORES" "resumo" => "Este artigo tem como finalidade pesquisar e analisar questões fundamentais na formação docente, com enfoque no despreparo dos docentes, coordenadores e gestores escolares, diante dos novos desafios que surgem cotidianamente, devido às novas demandas e exigências da atualidade, focando aqui a formação continuada dos diversos atores que compõe o espaço escolar, como o gestor, o coordenador pedagógico e os professores, onde se é questionado primeiramente se a formação inicial desses profissionais é suficiente para o papel que ele atua e se na preparação ou formação continuada, caso esta aconteça, está se levando em conta, os reais problemas e necessidades das escolas públicas e privadas, para que o seu efeito principal seja a busca de promover um real impacto na aprendizagem dos educandos. Metodologicamente baseamos nossa pesquisa em um estudo bibliográfico, partindo de conceitos e opiniões de autores embasados no tema e tendo como suporte uma pesquisa de campo realizada em duas escolas na cidade de Parnaíba/PI, uma escola pública e outra particular. Concluímos que para o enfrentamento de todas as exigências que aparecem no mundo contemporâneo, são exigidas dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, uma capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças e eis o “x” da questão a necessidade de uma formação continuada. Levamos em consideração em nossa pesquisa teórica, autores como LIBÂNEO (2001), PIMENTA (1999), SANTOS (2008) e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ESCOLA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_20_28_59_idinscrito_5441_872e50cbbca53ee8130d6f83d7594f30.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHUELLEN CRISTINA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SHUELLEN" "autor_email" => "shuellencristina@gmail.co" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7312 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 5441 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: PAPEIS E ATORES" "resumo" => "Este artigo tem como finalidade pesquisar e analisar questões fundamentais na formação docente, com enfoque no despreparo dos docentes, coordenadores e gestores escolares, diante dos novos desafios que surgem cotidianamente, devido às novas demandas e exigências da atualidade, focando aqui a formação continuada dos diversos atores que compõe o espaço escolar, como o gestor, o coordenador pedagógico e os professores, onde se é questionado primeiramente se a formação inicial desses profissionais é suficiente para o papel que ele atua e se na preparação ou formação continuada, caso esta aconteça, está se levando em conta, os reais problemas e necessidades das escolas públicas e privadas, para que o seu efeito principal seja a busca de promover um real impacto na aprendizagem dos educandos. Metodologicamente baseamos nossa pesquisa em um estudo bibliográfico, partindo de conceitos e opiniões de autores embasados no tema e tendo como suporte uma pesquisa de campo realizada em duas escolas na cidade de Parnaíba/PI, uma escola pública e outra particular. Concluímos que para o enfrentamento de todas as exigências que aparecem no mundo contemporâneo, são exigidas dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, uma capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças e eis o “x” da questão a necessidade de uma formação continuada. Levamos em consideração em nossa pesquisa teórica, autores como LIBÂNEO (2001), PIMENTA (1999), SANTOS (2008) e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ESCOLA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_20_28_59_idinscrito_5441_872e50cbbca53ee8130d6f83d7594f30.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHUELLEN CRISTINA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SHUELLEN" "autor_email" => "shuellencristina@gmail.co" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }