Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARBORIZAÇÃO URBANA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SIMONSEN – CAMPINA GRANDE/PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ARBORIZAÇÃO URBANA Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6920
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1229
    "inscrito_id" => 4268
    "titulo" => "ARBORIZAÇÃO URBANA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SIMONSEN – CAMPINA GRANDE/PB"
    "resumo" => "Entendemos que a formação da cidadania é um processo contínuo e a longo prazo e que se dá no âmbito global da formação do sujeito auxiliada pela educação, embora não seja o único modo de efetivá-la. O indivíduo amplia e aprimora seus conhecimentos, valores, conceitos, visão de mundo e suas relações interpessoais a partir de sua vivência e experiências nas diferentes instituições pelas quais circula no seu contexto diário, sobretudo na família. Nessa perspectiva é que propomos com esse trabalho distribuir mudas arbóreas a alunos dentro da escola, de modo participativo, visando promover de uma forma prática e construtivista o aprendizado de ecologia, botânica, e educação ambiental, no ensino fundamental. Bem como ensinar aos alunos a importância das árvores no equilíbrio do meio ambiente; criar uma proposta de ensino para os conteúdos de ciências e educação ambiental; estudar os motivos que levaram à poda e ou à eliminação de algumas árvores em calçadas públicas; promover a plantação de mudas, arbóreas e arbustivas de árvores nativas nas ruas, praças e quintais da cidade de Campina Grande, Paraíba; realizar um acompanhamento das mudas plantadas pelos alunos; estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Inicialmente realizamos a aplicação de questionários com o intuito de sondar o conhecimento dos alunos acerca do conceito de meio ambiente bem como saber como veem a educação ambiental e impressões em relação ao cultivo de uma árvore. Durante o desenvolver do projeto realizamos palestras sobre a importância do meio ambiente e orientações sobre a plantação e cultivo de árvores, como culminância distribuímos entre os alunos e professores envolvidos no projeto, algumas mudas de cinco espécies de arbustos adquiridas do viveiro de mudas da UEPB. Analisando os dados coletados no desenrolar da pesquisa, percebemos os alunos têm um bom desenvolvimento da consciência ambiental, demonstram também ter uma visão aberta em relação ao conceito de meio ambiente e conhecimento sobre os cuidados específicos para a plantação e cultivo de uma árvore saudável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ARBORIZAÇÃO URBANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_22_26_55_idinscrito_4268_b34ed84e229b7934f4ef4c9ac5a6ca44.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILDA DE SOUZA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ILDA"
    "autor_email" => "ilda-barros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "GRANDUANDA EM ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6920
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1229
    "inscrito_id" => 4268
    "titulo" => "ARBORIZAÇÃO URBANA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO SIMONSEN – CAMPINA GRANDE/PB"
    "resumo" => "Entendemos que a formação da cidadania é um processo contínuo e a longo prazo e que se dá no âmbito global da formação do sujeito auxiliada pela educação, embora não seja o único modo de efetivá-la. O indivíduo amplia e aprimora seus conhecimentos, valores, conceitos, visão de mundo e suas relações interpessoais a partir de sua vivência e experiências nas diferentes instituições pelas quais circula no seu contexto diário, sobretudo na família. Nessa perspectiva é que propomos com esse trabalho distribuir mudas arbóreas a alunos dentro da escola, de modo participativo, visando promover de uma forma prática e construtivista o aprendizado de ecologia, botânica, e educação ambiental, no ensino fundamental. Bem como ensinar aos alunos a importância das árvores no equilíbrio do meio ambiente; criar uma proposta de ensino para os conteúdos de ciências e educação ambiental; estudar os motivos que levaram à poda e ou à eliminação de algumas árvores em calçadas públicas; promover a plantação de mudas, arbóreas e arbustivas de árvores nativas nas ruas, praças e quintais da cidade de Campina Grande, Paraíba; realizar um acompanhamento das mudas plantadas pelos alunos; estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Inicialmente realizamos a aplicação de questionários com o intuito de sondar o conhecimento dos alunos acerca do conceito de meio ambiente bem como saber como veem a educação ambiental e impressões em relação ao cultivo de uma árvore. Durante o desenvolver do projeto realizamos palestras sobre a importância do meio ambiente e orientações sobre a plantação e cultivo de árvores, como culminância distribuímos entre os alunos e professores envolvidos no projeto, algumas mudas de cinco espécies de arbustos adquiridas do viveiro de mudas da UEPB. Analisando os dados coletados no desenrolar da pesquisa, percebemos os alunos têm um bom desenvolvimento da consciência ambiental, demonstram também ter uma visão aberta em relação ao conceito de meio ambiente e conhecimento sobre os cuidados específicos para a plantação e cultivo de uma árvore saudável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ARBORIZAÇÃO URBANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_22_26_55_idinscrito_4268_b34ed84e229b7934f4ef4c9ac5a6ca44.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILDA DE SOUZA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ILDA"
    "autor_email" => "ilda-barros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "GRANDUANDA EM ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Entendemos que a formação da cidadania é um processo contínuo e a longo prazo e que se dá no âmbito global da formação do sujeito auxiliada pela educação, embora não seja o único modo de efetivá-la. O indivíduo amplia e aprimora seus conhecimentos, valores, conceitos, visão de mundo e suas relações interpessoais a partir de sua vivência e experiências nas diferentes instituições pelas quais circula no seu contexto diário, sobretudo na família. Nessa perspectiva é que propomos com esse trabalho distribuir mudas arbóreas a alunos dentro da escola, de modo participativo, visando promover de uma forma prática e construtivista o aprendizado de ecologia, botânica, e educação ambiental, no ensino fundamental. Bem como ensinar aos alunos a importância das árvores no equilíbrio do meio ambiente; criar uma proposta de ensino para os conteúdos de ciências e educação ambiental; estudar os motivos que levaram à poda e ou à eliminação de algumas árvores em calçadas públicas; promover a plantação de mudas, arbóreas e arbustivas de árvores nativas nas ruas, praças e quintais da cidade de Campina Grande, Paraíba; realizar um acompanhamento das mudas plantadas pelos alunos; estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Inicialmente realizamos a aplicação de questionários com o intuito de sondar o conhecimento dos alunos acerca do conceito de meio ambiente bem como saber como veem a educação ambiental e impressões em relação ao cultivo de uma árvore. Durante o desenvolver do projeto realizamos palestras sobre a importância do meio ambiente e orientações sobre a plantação e cultivo de árvores, como culminância distribuímos entre os alunos e professores envolvidos no projeto, algumas mudas de cinco espécies de arbustos adquiridas do viveiro de mudas da UEPB. Analisando os dados coletados no desenrolar da pesquisa, percebemos os alunos têm um bom desenvolvimento da consciência ambiental, demonstram também ter uma visão aberta em relação ao conceito de meio ambiente e conhecimento sobre os cuidados específicos para a plantação e cultivo de uma árvore saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.