Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO AO RESOLVER PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO, OPERAÇÕES, APRENDIZAGEM Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7005
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 525
    "inscrito_id" => 4767
    "titulo" => "COMPREENDENDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO AO RESOLVER PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS"
    "resumo" => "Resumo\t\tEste trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades encontradas por um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Antônia Luna Lisboa, localizada em Rio Tinto/PB, ao lidar com situações de resolução de problemas contextualizados envolvendo o conteúdo de frações. Nesta pesquisa denominamos de problemas contextualizados aqueles onde os alunos irão identificar em um contexto as operações a serem utilizadas para resolução do problema. Portanto, é necessário que o aluno conheça a metodologia de resolução de problemas para que ele possa resolvê-los com êxito, mas para isto, o professor deverá mostrar-lhe essa metodologia e instigá-los a utilizá-la.\t\tSerá elaborado e aplicado aos alunos, um questionário composto de problemas contextualizados envolvendo os números racionais na forma fracionária, serão utilizadas as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Através do questionário, os alunos deverão expressar suas habilidades, como também, suas dúvidas e dificuldades em relação às operações com fração, assim, poderemos analisar e caracterizar as dificuldades encontradas. É importante que saibamos, não só as dificuldades dos alunos ao lidar com o conteúdo de frações, mas também, a(s) causa(s) dessas dificuldades que possivelmente serão encontradas, para que possamos buscar maneiras que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem.\t\tA aplicação do questionário serve não apenas para caracterizar as dificuldades dos alunos com a resolução de problemas contextualizados com números fracionários, como também, para instigá-los a desenvolver seu próprio raciocínio, sem que haja necessidade de se prender á regras, muitas vezes, impostas pelo professor, o que se busca é que os alunos possam expressar suas próprias conclusões e, a partir daí, podermos verificar se as dúvidas que porventura surgirão, estão na interpretação do problema ou na forma de resolução, pois em alguns casos, os alunos não sabem interpretar o problema, em outros, não sabem lidar com o conteúdo. Contudo, o projeto busca compreender as verdadeiras dificuldades, possivelmente encontradas pelos alunos de uma turma do 6º ano, para podermos buscar maneiras que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO, OPERAÇÕES, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_09_53_23_idinscrito_4767_8694c728a30ed2d11dc6cf27b0c299eb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANIA DIAS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "IVANIA"
    "autor_email" => "ivaniadiasgt@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7005
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 525
    "inscrito_id" => 4767
    "titulo" => "COMPREENDENDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO AO RESOLVER PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS"
    "resumo" => "Resumo\t\tEste trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades encontradas por um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Antônia Luna Lisboa, localizada em Rio Tinto/PB, ao lidar com situações de resolução de problemas contextualizados envolvendo o conteúdo de frações. Nesta pesquisa denominamos de problemas contextualizados aqueles onde os alunos irão identificar em um contexto as operações a serem utilizadas para resolução do problema. Portanto, é necessário que o aluno conheça a metodologia de resolução de problemas para que ele possa resolvê-los com êxito, mas para isto, o professor deverá mostrar-lhe essa metodologia e instigá-los a utilizá-la.\t\tSerá elaborado e aplicado aos alunos, um questionário composto de problemas contextualizados envolvendo os números racionais na forma fracionária, serão utilizadas as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Através do questionário, os alunos deverão expressar suas habilidades, como também, suas dúvidas e dificuldades em relação às operações com fração, assim, poderemos analisar e caracterizar as dificuldades encontradas. É importante que saibamos, não só as dificuldades dos alunos ao lidar com o conteúdo de frações, mas também, a(s) causa(s) dessas dificuldades que possivelmente serão encontradas, para que possamos buscar maneiras que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem.\t\tA aplicação do questionário serve não apenas para caracterizar as dificuldades dos alunos com a resolução de problemas contextualizados com números fracionários, como também, para instigá-los a desenvolver seu próprio raciocínio, sem que haja necessidade de se prender á regras, muitas vezes, impostas pelo professor, o que se busca é que os alunos possam expressar suas próprias conclusões e, a partir daí, podermos verificar se as dúvidas que porventura surgirão, estão na interpretação do problema ou na forma de resolução, pois em alguns casos, os alunos não sabem interpretar o problema, em outros, não sabem lidar com o conteúdo. Contudo, o projeto busca compreender as verdadeiras dificuldades, possivelmente encontradas pelos alunos de uma turma do 6º ano, para podermos buscar maneiras que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO, OPERAÇÕES, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_09_53_23_idinscrito_4767_8694c728a30ed2d11dc6cf27b0c299eb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANIA DIAS NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "IVANIA"
    "autor_email" => "ivaniadiasgt@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo Este trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades encontradas por um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Antônia Luna Lisboa, localizada em Rio Tinto/PB, ao lidar com situações de resolução de problemas contextualizados envolvendo o conteúdo de frações. Nesta pesquisa denominamos de problemas contextualizados aqueles onde os alunos irão identificar em um contexto as operações a serem utilizadas para resolução do problema. Portanto, é necessário que o aluno conheça a metodologia de resolução de problemas para que ele possa resolvê-los com êxito, mas para isto, o professor deverá mostrar-lhe essa metodologia e instigá-los a utilizá-la. Será elaborado e aplicado aos alunos, um questionário composto de problemas contextualizados envolvendo os números racionais na forma fracionária, serão utilizadas as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Através do questionário, os alunos deverão expressar suas habilidades, como também, suas dúvidas e dificuldades em relação às operações com fração, assim, poderemos analisar e caracterizar as dificuldades encontradas. É importante que saibamos, não só as dificuldades dos alunos ao lidar com o conteúdo de frações, mas também, a(s) causa(s) dessas dificuldades que possivelmente serão encontradas, para que possamos buscar maneiras que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem. A aplicação do questionário serve não apenas para caracterizar as dificuldades dos alunos com a resolução de problemas contextualizados com números fracionários, como também, para instigá-los a desenvolver seu próprio raciocínio, sem que haja necessidade de se prender á regras, muitas vezes, impostas pelo professor, o que se busca é que os alunos possam expressar suas próprias conclusões e, a partir daí, podermos verificar se as dúvidas que porventura surgirão, estão na interpretação do problema ou na forma de resolução, pois em alguns casos, os alunos não sabem interpretar o problema, em outros, não sabem lidar com o conteúdo. Contudo, o projeto busca compreender as verdadeiras dificuldades, possivelmente encontradas pelos alunos de uma turma do 6º ano, para podermos buscar maneiras que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.