A BRINCADEIRA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM ESTUDO DE CASO NO SEMIÁRIDO DA BAHIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6657 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1614 "inscrito_id" => 33092 "titulo" => "A BRINCADEIRA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM ESTUDO DE CASO NO SEMIÁRIDO DA BAHIA" "resumo" => "O ato de brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano principalmente durante a infância, através das brincadeiras a criança conhece o mundo e a si mesmo, com isso, recria suas experiências. Pode-se indicar a brincadeira como meio fecundo no processo de ensino aprendizagem, embora até pouco tempo a mesma fosse desvalorizada e rejeitada no âmbito educacional. O estudo teve como objetivo investigar a prática de brincadeiras com propósito e intencionalidade pedagógica na rotina de crianças de uma instituição pública do Semiárido da Bahia. O desejo de escrever sobre esta temática emerge das vivências realizadas em uma Escola do Município de Serrinha/BA, no qual se desenvolve atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) durante o período que compreendeu os meses de março á julho. Como percurso metodológico utilizou-se a observação participante e análises bibliográficas. Para tanto o trabalho tece reflexões e diálogos teóricos com autores como CÓRIA-SABINI (2011), MOYLES (2002), GOMES (2001). Identificamos a necessidade de mais momentos que promovam atividades de caráter lúdico, onde a brincadeira seja instrumento de desenvolvimento de valores culturais, morais e de competências intelectuais que oportunizem as crianças momentos dinâmicos e de construção do conhecimento crítico. É perceptível que na instituição existe um tempo dedicado à brincadeira, no entanto, percebem-se as dificuldades por parte das educadoras em realizar a mediação, as formas em que as atividades lúdicas acontecem e com os materiais disponíveis, não são adequadas, nem suficientes para o desenvolvimento das crianças. Nessa perspectiva, indicamos o brincar como atividade essencial ao crescimento humano. Esta mediada pelo fazer pedagógico é propulsora da evolução plena da criança, resultando na aprendizagem significativa e na construção do conhecimento que serão essenciais para a sua inserção na sociedade. Desse modo, a escola deve ser a orientadora desse processo que é de extrema importância para a formação do cidadão, bem como o da educadora de se posicionar como organizadora de um ambiente rico para brincadeiras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "BRINCAR, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_10_49_47_idinscrito_33092_ed15b38272d629ab68d69566657709d3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAINA" "autor_email" => "taay.lobo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6657 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1614 "inscrito_id" => 33092 "titulo" => "A BRINCADEIRA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM ESTUDO DE CASO NO SEMIÁRIDO DA BAHIA" "resumo" => "O ato de brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano principalmente durante a infância, através das brincadeiras a criança conhece o mundo e a si mesmo, com isso, recria suas experiências. Pode-se indicar a brincadeira como meio fecundo no processo de ensino aprendizagem, embora até pouco tempo a mesma fosse desvalorizada e rejeitada no âmbito educacional. O estudo teve como objetivo investigar a prática de brincadeiras com propósito e intencionalidade pedagógica na rotina de crianças de uma instituição pública do Semiárido da Bahia. O desejo de escrever sobre esta temática emerge das vivências realizadas em uma Escola do Município de Serrinha/BA, no qual se desenvolve atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) durante o período que compreendeu os meses de março á julho. Como percurso metodológico utilizou-se a observação participante e análises bibliográficas. Para tanto o trabalho tece reflexões e diálogos teóricos com autores como CÓRIA-SABINI (2011), MOYLES (2002), GOMES (2001). Identificamos a necessidade de mais momentos que promovam atividades de caráter lúdico, onde a brincadeira seja instrumento de desenvolvimento de valores culturais, morais e de competências intelectuais que oportunizem as crianças momentos dinâmicos e de construção do conhecimento crítico. É perceptível que na instituição existe um tempo dedicado à brincadeira, no entanto, percebem-se as dificuldades por parte das educadoras em realizar a mediação, as formas em que as atividades lúdicas acontecem e com os materiais disponíveis, não são adequadas, nem suficientes para o desenvolvimento das crianças. Nessa perspectiva, indicamos o brincar como atividade essencial ao crescimento humano. Esta mediada pelo fazer pedagógico é propulsora da evolução plena da criança, resultando na aprendizagem significativa e na construção do conhecimento que serão essenciais para a sua inserção na sociedade. Desse modo, a escola deve ser a orientadora desse processo que é de extrema importância para a formação do cidadão, bem como o da educadora de se posicionar como organizadora de um ambiente rico para brincadeiras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "BRINCAR, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_10_49_47_idinscrito_33092_ed15b38272d629ab68d69566657709d3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAINA" "autor_email" => "taay.lobo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }