DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: INCENTIVANDO A PRODUÇÃO DE PROJETOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7108 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 563 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: INCENTIVANDO A PRODUÇÃO DE PROJETOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS." "resumo" => "Introdução: A importância da análise de DNA tem sido amplamente explorada pela mídia, abordando aplicações na área genética, filogenia, estudos botânicos, alimentos transgênicos e tantos outros. Assim torna-se imprescindível a compreensão desta temática tão importante. Os PCNEM de Biologia afirmam que com os conhecimentos relacionados ao DNA aluno poderá compreender as tecnologias de clonagem, engenharia genética e outras ligadas à manipulação do DNA, e refletir sobre os aspectos éticos, morais, políticos e econômicos envolvidos na produção científica e tecnológica. Esse projeto tem como objetivo abordar e esclarecer temas relacionados ao DNA, estimular a produção científica de professores e alunos de ensino médio e difundir o conhecimento científico desenvolvido na universidade para a comunidade escolar. Metodologia: O público alvo e composto por Escolas Públicas de Ensino Médio do município de João Pessoa-PB. O projeto consiste da ministração de oficinas que abordam a extração, purificação e visualização de DNA, com duração 3 horas, realizadas no Laboratório Didático de Bioquímica da UFPB. A avaliação da oficina é feita por meio de questionários respondidos pelos alunos. Resultados: Entre os meses de abril e julho de 2014, participaram da oficina 79 alunos de diferentes seis escolas. Na análise dos questionários constatou-se que 78% dos alunos conseguiram entender questões relacionadas com DNA que antes não compreendiam; 59% passaram a ter noção da importância da ciência na vida das pessoas; 51% tiveram interesse em participar de outras atividades científicas; 67% dos alunos compreenderam o processo de purificação do DNA a partir células humanas; 72% compreenderam como funciona a reação da PCR e 58% dos alunos entenderam como é realizada e analisada uma eletroforese. Além disso, 87% dos participantes sentiram-se estimulados a participarem de outras atividades científicas, enquanto 61% afirmaram que gostariam de desenvolver e apresentar seu próprio trabalho científico e apresenta-lo em uma feira de ciências. Conclusão: As oficinas causam grande impacto na visão dos alunos acerca de temas relacionados a DNA e instigam e estimulam a curiosidade e a participação dos alunos em atividades científicas.Financiamento: MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013 processo CNPq 405827/2013/0" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "DNA, OFICINA, ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_14_08_46_idinscrito_1892_c860f9d9c0f6dbdc1e627bec323b2c6c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLENE CAMATI PERSUHN" "autor_nome_curto" => "PERSUHN" "autor_email" => "darlenecp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7108 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 563 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: INCENTIVANDO A PRODUÇÃO DE PROJETOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS." "resumo" => "Introdução: A importância da análise de DNA tem sido amplamente explorada pela mídia, abordando aplicações na área genética, filogenia, estudos botânicos, alimentos transgênicos e tantos outros. Assim torna-se imprescindível a compreensão desta temática tão importante. Os PCNEM de Biologia afirmam que com os conhecimentos relacionados ao DNA aluno poderá compreender as tecnologias de clonagem, engenharia genética e outras ligadas à manipulação do DNA, e refletir sobre os aspectos éticos, morais, políticos e econômicos envolvidos na produção científica e tecnológica. Esse projeto tem como objetivo abordar e esclarecer temas relacionados ao DNA, estimular a produção científica de professores e alunos de ensino médio e difundir o conhecimento científico desenvolvido na universidade para a comunidade escolar. Metodologia: O público alvo e composto por Escolas Públicas de Ensino Médio do município de João Pessoa-PB. O projeto consiste da ministração de oficinas que abordam a extração, purificação e visualização de DNA, com duração 3 horas, realizadas no Laboratório Didático de Bioquímica da UFPB. A avaliação da oficina é feita por meio de questionários respondidos pelos alunos. Resultados: Entre os meses de abril e julho de 2014, participaram da oficina 79 alunos de diferentes seis escolas. Na análise dos questionários constatou-se que 78% dos alunos conseguiram entender questões relacionadas com DNA que antes não compreendiam; 59% passaram a ter noção da importância da ciência na vida das pessoas; 51% tiveram interesse em participar de outras atividades científicas; 67% dos alunos compreenderam o processo de purificação do DNA a partir células humanas; 72% compreenderam como funciona a reação da PCR e 58% dos alunos entenderam como é realizada e analisada uma eletroforese. Além disso, 87% dos participantes sentiram-se estimulados a participarem de outras atividades científicas, enquanto 61% afirmaram que gostariam de desenvolver e apresentar seu próprio trabalho científico e apresenta-lo em uma feira de ciências. Conclusão: As oficinas causam grande impacto na visão dos alunos acerca de temas relacionados a DNA e instigam e estimulam a curiosidade e a participação dos alunos em atividades científicas.Financiamento: MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013 processo CNPq 405827/2013/0" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "DNA, OFICINA, ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_14_08_46_idinscrito_1892_c860f9d9c0f6dbdc1e627bec323b2c6c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLENE CAMATI PERSUHN" "autor_nome_curto" => "PERSUHN" "autor_email" => "darlenecp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }