JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7425 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1584 "inscrito_id" => 32555 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Na maioria dos casos, os educandos não sabem como utilizar a tabela periódicae acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes. Sabe-se quea dificuldade em aprender sobre o tema é um fator comumente observado nas aulas que tratam do tema, então é imprescindível encontrar métodos que facilitem esta aprendizagem para os alunos. E os jogos proporcionam entusiasmo na aprendizagem e um olhar diferenciado a determinados conteúdos e o caso da tabela periódica remete tal afirmação. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo didático sobre a tabela periódica, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta atividade foi realizada no eixo de práticas pedagógicas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)- UFPI/CMRV, na Escola CAIC – Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas turmas, sendo cada uma constituída por aproximadamente 25 alunos.Inicialmente realizou-se uma breve explicação acerca do assunto que seria abordado no jogo didático com ênfase nos pontos mais importantes. jogo é composto por uma Tabela Periódica, 24 cartas contendo nome, e características de cada elemento da tabela e de 20 fichas confeccionadas em cores diferentes sendo: branca, rosa, azul, verde claro e verde escuro. Nos resultados obtidos notou-se que o uso dos jogos didáticos na maioria dos conteúdos é relevante na aprendizagem dos alunos, pois proporciona aos mesmos uma vivência diferenciada possibilitando uma conexão da teoria com a prática. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a disputa entre as equipes, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Pôde-se notar diante do jogo que o conteúdo da Tabela Periódica é um assunto rejeitado pela grande maioria das duas turmas e com o jogo os alunos obtiveram uma visão diferenciada sobre o tema, pois o mesmo foi facilitador em relação ao ensino e aprendizagem. No decorrer da aula observou- se que a atividade lúdica proporcionou aos educandos uma aprendizagem e fixação diferenciada do conteúdo em comparação ao que estavam acostumados facilitando assim uma aprendizagem maior sobre a tabela periódica. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação do jogo possibilitou concluir que os jogos didáticos são de suma importância no processo ensino-aprendizagem e podem facilitar o trabalho do educador no conteúdo de Tabela Periódica, já que é considerado um conteúdo bastante difícil entre a maioria dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_09_15_55_idinscrito_32555_82e3cf8517c0c257610567b6ccb66578.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERA LÚCIA" "autor_email" => "veraelimaocommel@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7425 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1584 "inscrito_id" => 32555 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Na maioria dos casos, os educandos não sabem como utilizar a tabela periódicae acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes. Sabe-se quea dificuldade em aprender sobre o tema é um fator comumente observado nas aulas que tratam do tema, então é imprescindível encontrar métodos que facilitem esta aprendizagem para os alunos. E os jogos proporcionam entusiasmo na aprendizagem e um olhar diferenciado a determinados conteúdos e o caso da tabela periódica remete tal afirmação. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo didático sobre a tabela periódica, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta atividade foi realizada no eixo de práticas pedagógicas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)- UFPI/CMRV, na Escola CAIC – Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas turmas, sendo cada uma constituída por aproximadamente 25 alunos.Inicialmente realizou-se uma breve explicação acerca do assunto que seria abordado no jogo didático com ênfase nos pontos mais importantes. jogo é composto por uma Tabela Periódica, 24 cartas contendo nome, e características de cada elemento da tabela e de 20 fichas confeccionadas em cores diferentes sendo: branca, rosa, azul, verde claro e verde escuro. Nos resultados obtidos notou-se que o uso dos jogos didáticos na maioria dos conteúdos é relevante na aprendizagem dos alunos, pois proporciona aos mesmos uma vivência diferenciada possibilitando uma conexão da teoria com a prática. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a disputa entre as equipes, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Pôde-se notar diante do jogo que o conteúdo da Tabela Periódica é um assunto rejeitado pela grande maioria das duas turmas e com o jogo os alunos obtiveram uma visão diferenciada sobre o tema, pois o mesmo foi facilitador em relação ao ensino e aprendizagem. No decorrer da aula observou- se que a atividade lúdica proporcionou aos educandos uma aprendizagem e fixação diferenciada do conteúdo em comparação ao que estavam acostumados facilitando assim uma aprendizagem maior sobre a tabela periódica. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação do jogo possibilitou concluir que os jogos didáticos são de suma importância no processo ensino-aprendizagem e podem facilitar o trabalho do educador no conteúdo de Tabela Periódica, já que é considerado um conteúdo bastante difícil entre a maioria dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_09_15_55_idinscrito_32555_82e3cf8517c0c257610567b6ccb66578.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERA LÚCIA" "autor_email" => "veraelimaocommel@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }